FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Autores

  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação inicial, Formação continuada

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma experiência integrando formação inicial e continuada com professores de Matemática, desenvolvida junto a alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, do Grupo de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da mesma universidade, e dois professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, do município de Sapucaia do Sul/RS. As ideias metodológicas que nortearam essa investigação foram o interesse concentrado nas ações e nas interações cotidianas, com foco em uma perspectiva qualitativa, nos moldes de uma pesquisa-ação, buscando interpretações da realidade observada e a promoção de ações transformadoras, com implementação de uma experiência integrada entre a formação inicial e continuada, durante o desenvolvimento de um experimento utilizando o laboratório de informática da escola. Foi possível verificar que em um processo de discussão, reflexão e avaliação os envolvidos, tanto professores quanto futuros professores, sentem-se mais confiantes e motivados ao trabalho docente, encorajando-se ao desenvolvimento de ações inovadoras, junto aos alunos, que antes se sentiam inseguros e sem interesse em desenvolver um trabalho diferenciado do habitual.  Embora as escolas possuam laboratório de informática modernizado e em condições de uso, os alunos, participantes do experimento, nunca tinham participado de aulas de Matemática utilizando tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2011-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 48
  • PDF downloads: 33

Como Citar

OLIVEIRA GROENWALD, Claudia Lisete. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. REMATEC, [s. l.], v. 6, n. 9, p. 63–74, 2011. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/378. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.