A definição dos períodos da História da Educação Matemática do Brasil

Autores

  • George Pimentel Fernandes

Resumo

Desde muito cedo aprendemos que a história do Brasil está dividida em períodos: Colônia, Império, República e Nova República. Esta compreensão tem influenciado os estudos historiográficos, a respeito da história da ciência no Brasil. Em especial, nomes como o de Fernando Azevedo e Simon Schwartzman tem sido utilizado para consolidar a citada periodização nas diversas áreas do conhecimento humano, incluindo a ciência. Para este artigo, tomamos por base o estudo desenvolvido sob a orientação do professor John A. Fossa, durante o período do doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FERNANDES, 2004). Trata- se,  portanto,  de uma proposta diferenciada tendo  em  vista  que  contemplamos  uma mudança de referencial no estabelecimento conceitual do vocábulo ‘período’, em particular, quando trata da socialização do conhecimento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2007-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 42
  • PDF downloads: 26

Como Citar

PIMENTEL FERNANDES, George. A definição dos períodos da História da Educação Matemática do Brasil. REMATEC, Belém, v. 2, n. 2, p. 18–21, 2007. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/425. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos