A Metáfora em Matemática

Autores

  • Gabriele Lolli Departamento de Informática da Universidade de Torino

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p46-59.id509

Palavras-chave:

Matemática, Metáfora, Analogia, Lógica, Ensino

Resumo

Este artigo está configurado como um ensaio sobre a constituição dos sentidos e significados das linguagens simbólicas ou metafóricas estabelecidas na composição dos discursos matemáticos por meio de analogias. O principal objetivo é discutir o tema para evidenciar pontos de conexões entre campos de conhecimento como a filosofia, epistemologia, lógica, história, psicologia, acerca dos processos de manipulação de símbolos de acordo com regras sintáticas para a elaboração de expressões propositivas sobre ideias concebidas como matemáticas. A esse respeito, considera-se que a semântica formalizada é tudo menos uma explicação dos significados, pois eles intervêm no discurso comum. Portanto, esta é uma discussão potencial concernente à apresentação de conceitos matemáticos para o ensino superior, que exigem uma linguagem rigorosamente formal, que encontra um muro de incompreensão e resistência nas tentativas de superação das dificuldades de ensino e aprendizagem matemática.

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Biografia do Autor

Gabriele Lolli, Departamento de Informática da Universidade de Torino

Doutor em Lógica Matemática pela Yale University - USA (YALE). Professor de Lógica Matemática na Universidade de Turim (UT) e professor de Filosofia da Matemática na Escola Normal Superior de Pisa (ENSP), Turim, Itália. Endereço para correspondência: Corso Svizzera, 185 - 10129 Torino.

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Publicado

2022-05-12
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Como Citar

LOLLI, Gabriele. A Metáfora em Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 17, n. 40, p. 46–59, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p46-59.id509. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/5. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos