Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p60-73.id504

Palavras-chave:

Fotografia, Matemática, Arte, Ensino de Matemática, Análise de imagem

Resumo

Nesse artigo discutimos algumas das conexões possíveis entre Fotografia e Matemática. Apresentamos cinco atividades que podem ser desenvolvidas em aulas, de modo a explorar a Matemática presente na prática da fotografia. As atividades visam não apenas abordar conceitos matemáticos, mas também propor situações que favoreçam o exercício da leitura de imagens, com os estudantes, de modo a ampliar seus conhecimentos sobre os processos fotográficos. Chamamos atenção para a necessidade do aprendizado da prática da leitura/análise de imagens como estratégia para o combate a prática das Fake News que fazem uso de montagens com fotografias. Nesse sentido conhecer elementos do processo de produção das fotografias e a matemática presente nestes processos pode subsidiar leituras críticas sobre a realidade social e promover exercícios de criação de sequências didáticas que articulem Matemática e Arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arlete de Jesus Brito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Livre Docente em História da Educação Matemática pela UNESP. Professora aposentada da UNESP, campus Rio Claro, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Av. 24, número 1515, Bela Vista, Rio Claro, SP, Brasil CEP: 13506-900.

Andreia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente e pesquisadora na UFRGS, Porto Alegre, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Castro Alves, 526, Niterói, Canoas, RS, Brasil, CEP: 92110430.

Referências

BRAGG, L. A.; NICOL, C. Seeing mathematics through a new lens: using photos in the mathematics classroom. Australian mathematics teacher. v. 67, n. 3, p. 3-9, 2011

CATANO, V. A solução para os problemas da câmara escura no Paraliponema de Johannes Kepler (1571-1630). 2008. 95f. Dissertação (Mestrado). PUC SP. Programa de Pós Graduação em História da Ciência. São Paulo, 2008.

DUBESSET, D. Os segredos da macrofotografia criativa: técnicas, composição, estética. São Paulo: Editora SENAC, 2018.

FRANTZ, D. S. 2015. 205f. Potencialidades da fotografia para o ensino de geometria e proporção em uma escola do campo. 2015. Dissertação (Mestrado). UGRGS. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Porto Alegre, 2015.

FREEMAN, M. A mente do fotógrafo: pensamento criativo para fotografias digitais incríveis. Porto Alegre: Bookman, 2012.

HACKING, J. Tudo sobre fotografia. Tradução Beatriz Medina. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

LARROSA, J. et al. Tremores: Escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MACIEL, A. M.; RÊGO, R. G.; CARLOS, E. J. Possibilidades pedagógicas o uso da imagem fotográfica no livro didático de matemática. BOLEMA. v. 31, n. 57, p. 344-364, abril 2017. Acesso 01 março 2022. https://www.scielo.br/j/bolema/a/D9VJMPS7nT85rcjk6j9Hhzq/?format=pdf&lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a17

MANGEL, A. Lendo imagens. Tradução Rubens Figueiredo, Rosaura Eischemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SANTOS, C. A.; NACARATO, A. M. Aprendizagem da geometria na educação básica: a fotografia e a escrita em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2014.

SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 2015.

VIEIRA, G. A.; COSTA, R. J.; CARDOSO, S. L. Observando a matemática através do projeto de fotografia. In Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. Acesso 01 março 2022

https://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/563/855.

Downloads

Publicado

2022-05-12
Métricas
  • Visualizações do Artigo 722
  • PDF downloads: 405

Como Citar

BRITO, Arlete de Jesus; DALCIN, Andreia. Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades. REMATEC, [s. l.], v. 17, n. 40, p. 60–73, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p60-73.id504. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos