A avaliação da experiência de Matemática Moderna nos liceus portugueses

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p43-58.id321

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Estudos Curriculares, Matemática Moderna, Avaliação

Resumo

Uma avaliação inédita da experiência de introdução da Matemática Moderna nos liceus portugueses iniciada em 1963 é discutida neste artigo e confrontada com outros documentos da época, alguns também inéditos. As limitações da avaliação são discutidas e enquadram-se as reações negativas dos responsáveis pela experiência numa mudança de objetivos para a reforma, que, a partir de 1968 se dirige à generalidade dos alunos e não apenas a um grupo selecionado.

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Biografia do Autor

Mária Cristina Almeida, Universidade Nova de Lisboa

Doutorada, Universidade Nova de Lisboa (UNL). Investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA),

José Manuel Matos, Universidade Nova de Lisboa

Doutorado, The University of Georgia (UGA). Professor aposentado da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Lisboa, Portugal e investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)

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Publicado

2021-02-02
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Como Citar

CRISTINA ALMEIDA, Mária; MATOS, José Manuel. A avaliação da experiência de Matemática Moderna nos liceus portugueses. REMATEC, [s. l.], v. 16, p. 43–58, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p43-58.id321. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/62. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos