À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa Vergani

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p94-119.id323

Palavras-chave:

Percurso intelectual, Teresa Vergani, Educação, transdisciplinaridade

Resumo

Quais as escolhas de Teresa Vergani no seu percurso intelectual que a levaram a construir uma obra pautada pela transdisciplinaridade? Partindo desse questionamento, entrevistei os professores Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias, amigos, interlocutores e leitores dos escritos da autora por mais de vinte anos. Os entrevistados falaram sobre os caminhos sinuosos, díspares e movediços que a levaram a incorporar a incerteza do conhecimento científico nas suas pesquisas acadêmicas. A narrativa revela a disciplina intelectual, o rigor do pensamento, a prática de uma ciência estética e plural, a sensibilidade nômade para ouvir as vozes dos diferentes povos e culturas, a compreensão dos saberes presentes nos distintos domínios de pensamento; a amizade construída pelo afeto e a Educação revestida com arte e criatividade. A entrevista semiestruturada foi transcrita, editada, acrescida com referências, imagens e notas de rodapé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Louize Gabriela Silva de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de; REIS, Mônica Karina Santos. Emergências de complexidade, reinvenção da universidade. Natal: EDUFRN, 2018.

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2010 (Coleção Contextos da Ciência).

ALMEIDA, Maria da Conceição de; KNOBBE, Margarida Maria. Ciclos e metamorfoses. Uma experiência de reforma universitária. Porto Alegre: Sulina, 2003.

ALMEIDA, Maria da Conceição de; KNOBBE, Margarida Maria; ALMEIDA, Angela (Org.). Polifônicas ideias. Por uma ciência aberta. Porto Alegre: Sulina, 2003.

ALMEIDA, Maria da Conceição de et al. (Org.). Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. Campinas, SP: Papirus, 1999.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

D’AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação (e) matemática. São Paulo: Summus, 1986.

FARIAS, Carlos Aldemir. Entrevista concedida a Louize Gabriela Silva de Souza sobre Teresa Vergani. Natal, 17 dez. 2017. Gravador de voz digital. Áudio de 2h e 2 min.

FARIAS, Carlos Aldemir (Org.). Iran Abreu Mendes: a docência como profissão. Natal: EDUFRN, 2011. p. 6-7.

FARIAS, Carlos Aldemir; MENDES, Iran Abreu. Apresentação. In: VERGANI, Teresa. A criatividade como destino: transdisciplinaridade, cultura e educação. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2009. p. 9-13.

GERDES, Paulus. Geometria dos trançados Bora na Amazônia peruana. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2010. (Coleção Contextos da Ciência).

MENDES, Iran Abreu. Entrevista concedida a Louize Gabriela Silva de Souza sobre Teresa Vergani. Natal, 17 dez. 2017. Gravador de voz digital. Áudio de 2h e 2 min.

MORIN, Edgar. Meus demônios. 5. ed. Tradução Leneide Duarte e Clarisse Meireles. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

PRIGOGINE, Ilya. Ciência, razão e paixão. 2. ed. (Org. Maria da Conceição de Almeida e Edgard de Assis Carvalho). São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2009. (Col. Contextos da Ciência).

SHELDRAKE, Rupert. Ciência sem dogmas: a nova revolução científica e o fim do paradigma materialista. São Paulo: Cultrix, 2014.

SOUZA, Louize Gabriela Silva de. Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade. 2019. 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

VERGANI, Teresa. A criatividade como destino: transdisciplinaridade, cultura e educação. (Org. Carlos Aldemir Farias, Iran Abreu Mendes, Maria da Conceição de Almeida). São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2009 (Coleção Contextos da Ciência).

VERGANI, Teresa. A surpresa do mundo. Ensaios sobre cognição, cultura e educação (Org. Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias da Silva). Natal: Flecha do Tempo, 2003.

VERGANI, Teresa. Educação Etnomatemática: o que é? Lisboa: Pandora, 2000.

VERGANI, Teresa. Apontamentos sobre o sol e os seus símbolos. Faro: Centro Ciência Viva do Algarve, 1997.

VERGANI, Teresa. Excrementos do sol. A propósito de diversidades culturais. Lisboa: Pandora, 1995 (Olhos do Tempo).

VERGANI, Teresa. A palavra e a pedra. Lisboa: Universidade Aberta, 1993.

VERGANI, Teresa. O zero e os infinitos: uma experiência de antropologia cognitiva e educação matemática intercultural. Lisboa: Minerva, 1991.

Downloads

Publicado

2021-02-02
Métricas
  • Visualizações do Artigo 116
  • PDF downloads: 41

Como Citar

SILVA DE SOUZA, Louize Gabriela. À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa Vergani. REMATEC, [s. l.], v. 16, p. 94–119, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p94-119.id323. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/65. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos