Distanciamento, Aproximação e Complexidade

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p170-183.id330

Palavras-chave:

Distanciar-aproximar, Teoria-prática, Ciências Naturais, Matemática, Docência

Resumo

Nas laudas deste artigo, argumenta-se em prol de elos – amparados nos Princípios Complexos (Morinianos) Dialógico, Recursivo e Hologramático – entre as seguintes duplas: (i) teoria e prática, no que diz respeito às Ciências Naturais; (ii) teoria/planejamento e prática, no que toca à vida profissional dos docentes; (iii) teoria e aplicação/prática, em se tratando da Matemática; (iv) (neo)classicismo e keynesianismo, no que concerne às Ciências Econômicas (as quais, hoje em dia, encontram-se bastante matematizadas); e (v) professor e aluno, quanto aos processos de ensino e de aprendizagem. O ponto comum dos pares em questão, além, é claro, da observância – de seus elos – aos três Princípios Complexos supramencionados, é a sua análise, pelo autor do artigo, a partir da dupla “distanciamento-aproximação”, (dupla) cuja interface também se curva à Filosofia da Complexidade Moriniana, compondo, essa última dupla, o principal tema deste texto. A presente investigação é de cunho teórico-bibliográfico.

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Biografia do Autor

Lênio Fernandes Levy, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (Área de Concentração: Educação Matemática) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor (Associado) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2021-02-02
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Como Citar

FERNANDES LEVY, L. Distanciamento, Aproximação e Complexidade. REMATEC, [S. l.], v. 16, p. 170–183, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p170-183.id330. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/69. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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Artigos Cientí­ficos

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