Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p295-309.id356

Palavras-chave:

Etnomatemática, Ensino de matemática, Transdisciplinaridade, Ecoformação

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de compreender o ideário de etnomatemática construído por professores de matemática, formadores e em formação, no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Amazonas. O intuito da pesquisa se justifica pelo fato de que as filiações epistemológicas dos professores, consciente ou inconscientemente, são determinantes das estratégias de ensino que vigoram na sala de aula. No recorte realizado, os dados foram construídos por meio de levantamento bibliográfico e questionário. Os resultados obtidos indicam que os entendimentos sobre etnomatemática são díspares entre os estudantes implicando na necessidade de maiores e mais frequentes discussões e ações na perspectiva da etnomatemática ao longo da formação inicial do professor de matemática, na realidade investigada.

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Biografia do Autor

Carla Ralessa Souza da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA). Especialista em Ensino de Matemática. Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA)

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Publicado

2021-02-02
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Como Citar

SOUZA DA SILVA, Carla Ralessa; FÁTIMA MAIA DA COSTA, Lucélida de. Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática. REMATEC, [s. l.], v. 16, p. 295–309, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p295-309.id356. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/76. Acesso em: 6 maio. 2024.

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