Atividades de estudo e pesquisa no âmbito da formação de professores: modelização de tarefas sobre óptica

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e20242005.id592

Palavras-chave:

Modelização, Percurso de Estudo e Pesquisa, Formação de professores

Resumo

Neste texto apresenta-se um recorte da pesquisa de doutorado realizada de 2015 a 2019, desenvolvida com estagiários de um curso de licenciatura em matemática, no estado da Bahia-Brasil. Neste recorte retomam-se os principais resultados apurados de um experimento realizado no âmbito de um Percurso de Estudo e Pesquisa, cujo eixo central foi o desenvolvimento de conhecimentos profissionais envolvidos nas situações de aprendizagem, modeladas por meio de problemas da física, sobre óptica. Desenvolveu-se a pesquisa apoiada na Teoria Antropológica do Didático e nos paradigmas de Percurso de Estudo e Pesquisa, fundamentado na mesma teoria. O principal resultado foi a percepção da alteração do equipamento praxeológico dos sujeitos ante a experiência desenvolvida, ou seja, houve alterações na constituição da formação matemática, tecnológica e didática dos estagiários, aspectos relacionados à formação profissional de futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita Lobo Freitas, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

Saddo Ag Almouloud, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Matemática e Aplicações pela Universidade de Rennes I (França). Professor colaborador da Universidade da Bahia e da Universidade Federal do Pará. 

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Teoria Antropológica do Didático: metodologia de análise de materiais didáticos. UNIÓN Revista Iberoamericana de Educación Matemática. n. 42. Nov, 2015.

BALL, D. L., THAMES,M.H. PHELPS. G. Content Knowledge for Teaching What Makes It Special? Journal of Teacher Education, v.59, n.5, 2008, p.389-407.

BOSCH, Marianna; GARCÍA, Francisco Javier; GASCÓN, Josep; RUIZ HIGUERAS, Luisa La modelización matemática y el problema de la articulación de la matemática escolar. Una propuesta desde la teoría antropológica de lo didáctico Educación Matemática, vol. 18, núm. 2, agosto .Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática A. C. Distrito Federal, 2006,México.

CHEVALLARD, Yves. Les analyses de pratiques enseignantes en théorie anthropologique de la didactique. Recherches en Didactique de Mathématiques. La Pensée Sauvage-Éditions. Grenoble, v. 19, n 2, 1999 p.221-266. Disponível em : < http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=27> Acesso em: 04 jun 23.

CHEVALLARD, Yves. La notion de PER : problèmes et avancées. UMR ADEF. Toulouse, le 28 avril 2009b. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_notion_de_PER___problemes_et_avancees.pdf>. Acesso em : 22 jun 23.

CHEVALLARD, Yves. Organiser l’etude.1. Structures & fonctions. Actes de la 1 École d’ Été de Didactique dês Mathématiques. France: La Penseé Sauvage, 2002.

versão eletrônica, disponível em: . Acesso

em: 15 Jul. 2015.

FREITAS, Rita Lobo. Dispositivo de pesquisa e formação profissional PEP-FP/TAD: constituição do conhecimento docente para o ensino de geometria analítica plana do ponto e da reta. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Doutorado em Educação Matemática). São Paulo, 2019.

OCDE. The PISA 2003 Assessment Framework: Mathematics, Readings,Science and Problem Solving Knowledge and Skills, París, OCDE, 2003. Disponível em:<https://www.oecd.org/education/school/programmeforinternationalstudentassessmentpisa/pisa2003assessmentframeworkmathematicsreadingscienceandproblemsolvingknowledgeandskills-publications2003.htm.> Acesso em: 11/07/23.

ALMOULOUD, Saddo Ag. Teoria Antropológica do Didático: metodologia de análise de materiais didáticos. UNIÓN Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 42, nov. 2015.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching. What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487108324554

BOSCH, Marianna; GARCÍA, Francisco Javier; GASCÓN, Josep; RUIZ HIGUERAS, Luisa. La modelización matemática y el problema de la articulación de la matemática escolar. Una propuesta desde la teoría antropológica de lo didáctico. Educación Matemática – Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática A. C., Distrito Federal, México, v. 18, n. 2, ago. 2006.

BRIOT, Charles August e BOUQUET Jean Claude. Leçons de Géométrie Analytique. 3ème édition, Paris,Dezobry, E. Magdaleine et C. Librairies-Éditeurs, 1860. Disponivel em : https://books.google.com.cu/books?id=NmkVAAAAQAAJ&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false

CHEVALLARD, Yves. Les analyses de pratiques enseignantes en théorie anthropologique de la didactique. Recherches en Didactique de Mathématiques. La Pensée Sauvage-Éditions, Grenoble, v. 19, n. 2, p. 221-266, 1999. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=27 Acesso em: 04 jun. 2023.

CHEVALLARD, Yves. Organiser l’étude.1. Structures & fonctions. Actes de la 1 École d’ Été de Didactique des Mathématiques. France: La Pensée Sauvage, 2002.

Versão eletrônica. Disponível em: www.yves.chevallard.free.fr>. Acesso

em: 15 jul. 2015.

CHEVALLARD, Yves. La notion de PER: problèmes et avancées. UMR ADEF, Toulouse, le 28 avril 2009. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_notion_de_PER___problemes_et_avancees.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.

FREITAS, Rita Lobo. Dispositivo de pesquisa e formação profissional PEP-FP/TAD: constituição do conhecimento docente para o ensino de geometria analítica plana do ponto e da reta. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

GASCÓN, J. Las tres dimensiones fundamentales de um problema didáctico. el caso del álgebra elementar. Revista Latinoamericana de Investigación em Matémática Educativa, v.203 n.23, p.230-245, 2011

GASCÓN, J. Efectos del autismo temático sobre el estúdio de la Genometría secundário II. La clasificación de los cuadriláteros convexos. Revista SUMA, 45, p. 41 – 52, 2003.

IEZZI, G. et al. Matemática Ciência e Aplicações. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

Downloads

Publicado

2024-02-09
Métricas
  • Visualizações do Artigo 89
  • PDF downloads: 38

Como Citar

FREITAS, Rita Lobo; ALMOULOUD, Saddo Ag. Atividades de estudo e pesquisa no âmbito da formação de professores: modelização de tarefas sobre óptica . REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 48, p. e20242005, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e20242005.id592. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/592. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)