Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática

Autores

  • Washington Santos Carneiro Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Aida Carvalho Vita Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Verônica Yumi Kataoka Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Etnomatemática, Prática sociocultural, Caixa de cacau

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar o saber/fazer matemático na caixa de cacau a partir das dimensões da Etnomatemática, com vistas a considerá-lo como uma prática sociocultural. Esta caixa, de madeira, serve para recolha e transporte de sementes de cacau na Região Cacaueira do Sul da Bahia, eixo Ilhéus-Itabuna. Esta pesquisa tem cunho qualitativo, especificamente do tipo bibliográfica, sendo consultados livros e artigos impressos, bem como revistas eletrônicas e sites. Na análise foram utilizadas as dimensões da Etnomatemática propostas por D’Ambrósio: Conceitual;  História,  Cognitiva,  Epistemológica,  Política  e  Educacional.  Verificou-se  que  o conjunto de ações dos sujeitos envolvidos na produção do cacau, no que tange ao saber/fazer matemático presente na caixa de cacau, foram frutos das negociações entre eles, quando agiram sobre o meio, com objetivo de solucionar problemas, garantir sobrevivência, promover melhor organização social. Levando a inferir que por essas características pôde se considerar esse saber/fazer como uma prática sociocultural. Por fim, reflete-se que este conhecimento matemático presente na caixa de cacau, pode enriquecer o currículo escolar da região cacaueira, por estar vinculado à realidade, por partir de situações localizadas no tempo, no espaço e na história, com uma legitimidade que favorece aos aprendizes e professores maiores e melhores possibilidades de atuação nesta região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-12-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 175
  • PDF downloads: 61

Como Citar

SANTOS CARNEIRO , Washington; CARVALHO VITA , Aida; YUMI KATAOKA, Verônica. Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática. REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 22, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos