Tecendo redes intelectivas na Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre currículo e avaliação externa (SPAECE)

Autores

  • Maria José Costa dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Maria Isabel Ramalho Ortigão Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

avaliação externa, Currículo, Matemática, Professores

Resumo

O objetivo desse texto é refletir sobre o currículo de matemática da educação básica do estado do Ceará a partir da análise dos resultados do SPAECE na edição 2015. Espera-se que a reflexão sobre o  currículo  de  matemática,  seja  decisiva  para  a  supressão  de  um  modelo  de  ensino  que precariamente corresponde às exigências formativas, sem garantir que os estudantes construam com  propriedade  seus  saberes.  Neste  estudo,  usa-se  metodologicamente  os  pressupostos  da pesquisa documental e da pesquisa bibliográfica, por considerar-se os procedimentos apropriados para a organização das informações obtidas, na categorização e análises dos dados. (SEVERINO, 2007).  Fomentados  por  pesquisas  outras  e  documentos  que  tratam  da  temática,  apresenta-se reflexões sobre o currículo de Matemática e as avaliações externas, a partir dos resultados do SPAECE, edição 2015. As análises dos resultados apontaram que as habilidades avaliadas relativas aos Níveis de Desempenho do 5º. ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais, em Matemática, são apresentadas pela Secretaria da Educação-SEDUC e pelo CAEd, fundamentadas nas diagnósticos do desempenho dos estudantes nos descritores, o que de certo modo, possibilita aos educadores identificar as dificuldades dos estudantes, e assim, planejar e executar novas estratégias para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-12-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 198
  • PDF downloads: 191

Como Citar

COSTA DOS SANTOS, Maria José; RAMALHO ORTIGÃO, Maria Isabel. Tecendo redes intelectivas na Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre currículo e avaliação externa (SPAECE). REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 22, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/272. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)