Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros

Autores

  • Vanessa Cristina Rhea Universidade Estadual de Maringá
  • Lorena Carolina Rosa Biffi Universidade Estadual de Maringá
  • Lucieli M. Trivizoli

Palavras-chave:

História da Matemática, Números inteiros, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo traz o relato da proposta, implementação e reflexões acerca de uma aula na qual tentou- se trabalhar com números inteiros utilizando a História da Matemática como estratégia de ensino. A proposta inicial não cumpriu com seus objetivos nem empregou essa abordagem pedagógica o que  levou  as  autoras  a  novas  reflexões,  buscas  por  referenciais  e  embasamentos  teóricos, culminando com a reformulação da proposta, agora considerando os requisitos e procedimentos para  obter  uma  aula  utilizando  efetivamente  a  História  da  Matemática.  Acredita-se  que  este trabalho contribui para a reflexão necessária à área de História na Educação Matemática e aos professores  que  muitas  vezes  acreditam  utilizar  uma  estratégia  metodológica  corretamente enquanto que, na verdade, há equívocos na própria concepção da metodologia e de sua aplicação. Ademais, acredita-se que a proposta final sugerida pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar assuntos relacionados ao conteúdo dos números inteiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-12-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 224
  • PDF downloads: 96

Como Citar

CRISTINA RHEA , Vanessa; ROSA BIFFI , Lorena Carolina; TRIVIZOLI, Lucieli M. Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros. REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 22, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.