A Formação de Professores para o Ensino Primário (1830-1980): um estudo comparativo Brasil e Portugal

Autores

  • Rosimeire Aparecida Soares Borges Universidade do Vale do Sapucaí

Palavras-chave:

Formação de Professores, História da Educação, Ensino Primário

Resumo

Este estudo histórico comparativo37 analisa a formação dos professores primários no Brasil e em Portugal, entre 1830 e 1980. Para tanto, este trabalho considera a cultura escolar como uma cultura específica e que, analisá-la historicamente envolve estudar como se deu a formação dos professores  para  o  exercício  do  magistério  na  escola  primária  nesses  dois  países.  Intenta responder ao seguinte questionamento: que trajetórias de formação tiveram os professores primários no Brasil e em Portugal durante as reformas educacionais embasadas em mudanças políticas  e  sociais  nesses  dois  países  nesse  período?  Este  estudo  apresenta  que  diferentes culturas escolares tiveram suas diferenças e similaridades na formação de seus professores para e  escola  primária  e  muitas  mudanças  se  processaram em nome  de  uma  transformação  da sociedade, de modo que pudessem, melhor preparados, contribuir na democratização do ensino primário e na qualificação dos alunos para o mercado de trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-12-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 77
  • PDF downloads: 19

Como Citar

SOARES BORGES, Rosimeire Aparecida. A Formação de Professores para o Ensino Primário (1830-1980): um estudo comparativo Brasil e Portugal. REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 22, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/277. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos