EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA

Autores

  • Cristiane Coppe de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação Matemática, Lei 10639/03

Resumo

O Programa Etnomatemática pode ser visto como potencializador e dinamizador na implementação da Lei 10639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar. Para o contexto da prática docente em Matemática, acredita-se em ações afirmativas e didático-pedagógicas que ressaltam os valores civilizatórios afro-brasileiros, presentes nos saberes e fazeres de matriz africana. Essa proposta ganha força no estabelecimento de novos diálogos teóricos, a fim de promover uma Educação Matemática antirracista, ressaltando a reconstrução do discurso pedagógico, o respeito e o estudo da recriação nas diferentes raízes da cultura brasileira.

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Publicado

2012-11-04
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Como Citar

OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA. REMATEC, [s. l.], v. 7, n. 11, 2012. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/367. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos