O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023021.id493

Palavras-chave:

Unidade de medidas, Grandezas, Ensino fundamental, Metodologia STEAM

Resumo

Os alunos possuem o conhecimento de algumas grandezas sob o ponto de vista do senso comum, como por exemplo: a altura e o peso deles. Contudo, o objetivo desta pesquisa é transformar essa compreensão em conhecimento científico, além de padronizá-lo com auxílio do Sistema Internacional de Unidades (SI). Pretendem-se trabalhar neste artigo somente as noções das grandezas: massa, comprimento, tempo e capacidade de armazenamento de memória, bem como aprender suas devidas conversões. Na percepção de que os alunos estariam chegando ao ensino médio com dificuldade quanto à utilização das unidades de medidas, optaram-se como público alvo, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na cidade Marcelino Vieira/RN, para que passem às próximas séries com esse saber. Escolhendo o STEAM como metodologia de ensino integrando as áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemáticas.

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Biografia do Autor

Lizandra Meire Moreira Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2017). Graduada em Engenharia de Computação pela UFERSA (2020). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós - Graduação em Ensino - PPGE pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na linha de pesquisa Ensino de Ciências Exatas e Naturais (2022) e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Granduanda em Licenciatura em Matemática pela UFERSA (2023)

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Adjunto na Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. Endereço para correspondência: BR-226, Km 405, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil, CEP: 59900-000. E-mail: otavio.lavor@ufersa.edu.br.      

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Publicado

2023-06-28
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Como Citar

SANTOS, Lizandra Meire Moreira; PAULINO, Otávio Floriano. O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023021, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023021.id493. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/493. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos