O Brilho Enigmático De Maria Teodora Baptista Alves

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023028.id496

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, programas, lógica, didáctica, metodologia

Resumo

Este estudo teve como base a análise de inúmeras publicações de uma professora do Ensino Liceal, em  meados do século XX. Pretende-se a divulgação do seu importante contributo para a modernizaç˜ao da metodologia  e dos conteúdos program´aticos  do ensino da matemática   nos  Liceus portugueses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Celeste Gouveia, Universidade de Coimbra/Dep. Matemática

Professora Associada com Agregação do Departamento de Matemática da FCTUC, Coimbra, Portugal.

Referências

ALMEIDA, Mária Cristina, Um Olhar Sobre o Ensino da Matemática Guiado por António Augusto Lopes, Dissertaçãode Doutoramento em Ciências da Educação, F. C. T. da Univ. Nova de Lisboa, 2013.

ALMEIDA, Mária Cristina. Recompondo o Ensino da Análise Infinitesimal nos Liceus (1948-1953), REAMEC, v. 9, n. 3, e2/009, 2021. doi:10.26571/reamec.v9i3./3008. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.13008

ALVES, Maria Teodora B. Resultados De Um Exame De Matemática–1o Ciclo, Gazeta De Matemática no30, 1946.

ALVES, Maria Teodora B. Algumas Deficiências em Matemática de Alunos dos Liceus, Gazeta De Matemática no32, 1947.

ALVES, Maria Teodora B. Resultados dum exame de Geometria–1ociclo, Gazeta De Matemática no33, 1947.

ALVES, Maria Teodora B. Ainda o método de redução ao absurdo, Seara Nova no1096, 1948, 211-212.

ALVES, Maria Teodora B. LocuçãoIncorrecta, Seara Nova no1102, 1949, 63.

ALVES, Maria Teodora B. Uma aplicação do diagrama de Venn, Gazeta De Matemática no40, 1949.

ALVES, Maria Teodora B. A lei de Hauber demonstrada pela Algebra de Boole, Gazeta De Matemática no41-42, 1949.

ALVES, Maria Teodora B. O conceito de derivada de uma função na Escola Secundária, Gazeta De Matemática no43, 1950.

ALVES, Maria Teodora B. Merece Esclarecimento, Labor, Revista de Ensino Liceal, 15(113), 206-207, 1951.

ALVES, Maria Teodora B. Três problemas, Labor, Revista de Ensino Liceal, 15(114), 290-292, 1951.

ALVES, Maria Teodora B. Os poliedros não são objectos? Labor, Revista de Ensino Liceal, 16(116), 200-201, 1951.

ALVES, Maria Teodora B. O Programa de Matemática da Actual Reforma do Ensino Liceal I, Gazeta De Matemática no48, 1951.

ALVES, Maria Teodora B. O Programa de Matemática da Actual Reforma do Ensino Liceal II, Gazeta De Matemática no49, 1951.

ALVES, Maria Teodora B. Um Teorema da Metamatemática, Gazeta De Matemática no49, 1951.

ALVES, Maria Teodora B. Teoremas recíprocos nos casos de igualdade de triedros, Gazeta De Matemática no49, 1951.

ALVES, Maria Teodora B. O Programa de Matemática da Actual Reforma do Ensino Liceal III, Gazeta De Matemática no51, 1952.

ALVES, Maria Teodora B. Ainda o Programa de Matemática do 1o Ciclo, Gazeta De Matemática no52, 1952.

ALVES, Maria Teodora B. Problemas Elementares da Estatística Escolar, Labor, Revista de Ensino Liceal, 16(118), 361-362, 1952.

ALVES, Maria Teodora B. O artigo definido e o artigo indefinido em Matemática, Labor, Revista de Ensino Liceal, 16(121), 538-541, 1952.

ALVES, Maria Teodora B. A propósito do conceito de função em Matemática, Labor, Revista de Ensino Liceal, 16(122), 654-660, 1952.

ALVES, Maria Teodora B. Problemas Elementares da Estatística Escolar II, Labor, Revista de Ensino Liceal, 16(123), 708-709, 1952.

ALVES, Maria Teodora B. Problemas Elementares da Estatística Escolar. Problema III, Labor, Revista de Ensino Liceal, 17(125), 104-105, 1952.

ALVES, Maria Teodora B. A visita de um professor brasileiro, Labor, Revista de Ensino Liceal, 17(129), 413-414, 1953.

ALVES, Maria Teodora B. Razão de Números e Razão de Grandezas, Labor, Revista de Ensino Liceal, 18(136), 284-290, 1954.

ALVES, Maria Teodora B. Conceito de Unidade, Labor, Revista de Ensino Liceal, 17(132), 626-631, 1953.

ALVES, Maria Teodora B. Método de Redução ao Absurdo, Labor, Revista de Ensino Liceal, 18(139), 532-541, 1954.

ALVES, Maria Teodora B. Número e Grandeza, Labor, Revista de Ensino Liceal, 19(142), 60-72, 1954.

ALVES, Maria Teodora B. Uso do método dos quadros lógicos na lógica moderna, Labor, Revista de Ensino Liceal, 19(143), 98-105, 1954.

ALVES, Maria Teodora B. Para que serviu Número e Grandeza, Labor, Revista de Ensino Liceal, 20(151) , 35-48, 1955.

ALVES, Maria Teodora B. Algumas observações, Labor, Revista de Ensino Liceal, 21(160), 36-41, 1956.

ALVES, Maria Teodora B. Dois Compêndios Notáveis, Labor, Revista de Ensino Liceal, 21(163), 322329, 1957.

BARROS, Laureano e DAVID, F. Soares, Algumas Considerações Acerca dos Novos Programas de Matemática para o Ensino Liceal, Gazeta De Matemática no39, 1949.

CORREIA Ferreira, M.C., TAVARES, M., O Ensino da Matemática no Estado Novo–segundo ciclo liceal. Incursões pela Imprensa da Época (1947-1968), Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v. 6, n. 23, 2010, 145-165.

FARIA, J. M. A., Esclarecendo... (Resposta ao artigo publicado no número 52 da ”Gazeta de Matemática” pela Exma. Senhora D. Maria Teodora Alves.), Labor, Revista de Ensino Liceal, 17(129), 390-403, 1953.

GONÇALVES, Fernanda M. Brito, O Movimento da Matemática Moderna. Concepções, Dinâmicas e Repercussões, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2007.

LOPES, A. A., A propósito das críticas ao Compêndio de Álgebra para o 3o ciclo, Labor, Revista de Ensino Liceal, 16(120), 500-506, 1952.

MATOS, Heitor Miguel Prata, A Matemática e a Narrativa–Reflexos de Afinidades Históricas e Epistemológicas: Uma Conceptualização Pedagógica da Matemática, Dissertação de Doutoramento, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 2015.

PEREIRA, A. Nicodemos, CALADO, J., Compêndio de Geometria para o 7oano, 3a ed., Livraria Popular, Lisboa, 1946.

PEREIRA, A. Nicodemos, CALADO, J. Pereira, A propósito do método de redução ao absurdo, Seara Nova no1092, 1948.

PEREIRA, A. Nicodemos, O Método de redução ao absurdo nos liceus, Labor, Revista de Ensino Liceal, no141,1954, 723-728.

VIEIRA, António José Pereira da Silva, O Trabalho Colegial no Ensino da Matemática na Escola Secundária D. Inês de Castro, Tese de Mestrado em Gestão Escolar, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2012.

REFERÊNCIAS manuscritas: (Depositadas no Serviço de Leitura, Av. 5 de Outubro, Lisboa)

R. A. D. A. – Relatório Anual de Actividades, Liceu Nacional de Beja, PT/MESG/AAC/IEL/001, 1948-1949.

R. A. D. A. – Relatório Anual de Actividades, Liceu Nacional de Beja, PT/MESG/AAC/IEL/001/0006/0017/00937,19491950.

R. A. D. A. – Relatório Anual de Actividades, Liceu Nacional de Beja, PT/MESG/AAC/IEL/001/0012/00630, 1950-1951.

R. A. D. A. – Relatório Anual de Actividades, Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, PT/MESG/AAC/IEL/001/0014/00779, 1951-1952.

R. A. D. A. – Relatório Anual de Actividades, Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, PT/MESG/AAC/IEL/001/0019/01133, 1952-1953.

R. A. D. A. – Relatório Anual de Actividades, Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, PT/MESG/AAC/IEL/001/0023/01304, 1953-1954.

R. A. D. A. – Relatório Anual de Actividades, Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, PT/MESG/AAC/IEL/001/0026/01437, 1954-1955.

R. A. D. A. – Relatório Anual de Actividades, Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, PT/MESG/AAC/IEL/001/0029/01574, 1955-1956.

R. A. D. A. – Relatório Anual de Actividades, Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, PT/MESG/AAC/IEL/001/0033/01756, 1956-1957.

Revistas Labor: Todos os números desta revista estão disponíveis na Biblioteca Pública Municipal do Porto.

O método de redução ao absurdo, aspecto lógico e pedagógico: Monografia ALV164113246RDC, disponível para consulta na Biblioteca da UTAD.

Downloads

Publicado

2023-08-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 106
  • PDF downloads: 61

Como Citar

GOUVEIA, Maria Celeste. O Brilho Enigmático De Maria Teodora Baptista Alves. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023028, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023028.id496. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/496. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos