Aprendizagem dos conceitos matemáticos na Teoria APOS e o ensino na Sequência Fedathi: Algumas interseções

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023026.id499

Palavras-chave:

Sequência Fedathi, Teoria APOS, Matemática, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este artigo objetiva apresentar interseções entre a Sequência Fedathi e a Teoria APOS (Ação, Processo, Objeto e Esquema). Trata-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará. O trabalho se classifica como bibliográfico, cujas fontes utilizadas foram livros, teses, dissertações e periódicos científicos. Concluímos com o estudo que existem convergências entre a Sequência Fedathi e a Teoria APOS, havendo a possibilidade de complementaridade entre as duas perspectivas teóricas. Assim, perspectivamos com este trabalho deixar uma contribuição acadêmica no sentido de mostrar a possibilidade de se trabalhar com a Sequência Fedathi e a Teoria APOS, promovendo uma aprendizagem em que o aluno desenvolva o raciocínio lógico e participe das construções dos conceitos matemáticos estudados.

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Biografia do Autor

Maria Vanísia Mendonça de Lima, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, especialização em Matemática do Ensino Médio pela Universidade Regional do Cariri-URCA e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Atualmente é professora efetiva de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC com pesquisa voltada para o ensino de Matemática. Também é membro do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará e do GEMM - Grupo de Educação Matemática Multimeios.

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará

Hermínio Borges Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Publicou 51 artigos em periódicos especializados e 146 trabalhos em anais de eventos. Possui 37 capítulos de livros e 10 livros publicados. Possui 7 softwares. Orientou 49 dissertações de mestrado e co-orientou 9, orientou 40 teses de doutorado e co-orientou 2, e supervisionou 9 estágios de Pós-doutorado na área de Educação. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 78 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Coordenou, na UFC, o programa Universidade Aberta do Brasil/ UAB/CAPES no período out.2021 a jun.2022.

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2023-07-27
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Como Citar

LIMA, Maria Vanísia Mendonça de; BORGES NETO, Hermínio. Aprendizagem dos conceitos matemáticos na Teoria APOS e o ensino na Sequência Fedathi: Algumas interseções. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023026, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023026.id499. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/499. Acesso em: 10 maio. 2024.

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