A criptografia no ensino de matrizes na Educação Básica

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023034.id516

Palavras-chave:

Criptografia, Matrizes, Ensino, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho propõe uma alternativa metodológica ao ensino de matrizes baseada na utilização da criptografia, possibilitando uma abordagem diferenciada das comumente aplicadas em sala de aula. A partir dos processos de codificação e decodificação de mensagens, buscou-se proporcionar um ensino contextualizado de matrizes aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, no município de Belém/PA. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou um questionário avaliativo da oficina matemática desenvolvida na escola. Os resultados mostram que a aplicação da criptografia auxilia no entendimento dos conceitos básicos de matrizes de uma forma dinâmica e interessante.

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Biografia do Autor

Sávio dos Reis Ferreira, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2022). É mestrando no Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística (PPGME) na Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Matemática.

Suellen Cristina Queiroz Arruda, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2005), mestrado em Matemática (em Álgebra) pelo Programa de Pós-graduação em Matemática e Estatística (PPGME) da Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em Matemática (Equações Diferenciais Parciais Elípticas) pelo Programa de Doutorado em Matemática (PDM) da Universidade Federal do Pará (2018). É professora associada I da Universidade Federal do Pará no Campus de Abaetetuba desde 2009. Atuou como diretora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) no período de 2013 a 2015 e como coordenadora do Curso de Matemática no período de set/21 a jul/22. Atualmente, integra o quadro docente do PROFMAT do Campus de Abaetetuba e o Programa de Pós-Graduação de Matemática e Estatística (PPGME) do ICEN/UFPA, além de coordenar o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Matemática (NEPEM) do Campus de Abaetetuba.

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Publicado

2023-12-30
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Como Citar

FERREIRA, Sávio dos Reis; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz. A criptografia no ensino de matrizes na Educação Básica. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023034, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023034.id516. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/516. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos