O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023038.id518

Palavras-chave:

Ensino, Problemas multiplicativos, Atividades Experimentais, Isomorfismo de Medidas, Sequência didática

Resumo

Este trabalho é recorte de uma dissertação de mestrado defendida no Programa do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UEPA. Apresenta resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: Quais os benefícios que uma sequência didática, por meio das metodologias Ensino por Atividades Experimentais e Resolução de Problemas, pode proporcionar ao ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental? Teve como objetivo geral: Investigar os efeitos que uma sequência didática realizada mediante as metodologias citadas acima tem sobre a aprendizagem de problemas multiplicativos, envolvendo Isomorfismo de Medidas em uma turma do 6º ano. Foi realizada em uma escola municipal de Tucuruí/ PA com uma turma de 6º ano. A comparação dos resultados dos testes apontou aumento significativo dos acertos no pós-teste, a análise do Teste Exato de Fisher revelou influencia moderada dos fatores socioeducativa nos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valquíria Magalhães de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Possui Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA,2023). Possui pós-graduação em Metodologia em Ensino de Matemática e Física pela UNINTER e Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em matemática (35456) pela Universidade Federal do Pará (2002). Possui publicações na área de Modelagem Matemática, na área de Tecnologias e Matemática, Educação e Ludicidade, Educação e Sociedade , Taxionomia de Bloom Revisada e o ENEM. Atualmente é professora de matemática - Secretaria Municipal de Educação- Tucuruí, Mentora de professores de matemática do projeto Conecta Ensina da Fundação Leman e foi professora de matemática da Rede Sophos. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nos seguintes temas: ensino, ensino de matemática, educação, interdisciplinaridade e problemas com isomorfismo de medidas. 

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

Referências

ALMOULOUD, Saddo; COUTINHO, Cileda. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19. ANPED. Revemat: Florianópolis, 2008, v. 3, n. 1, p. 62-77. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2008v3n1p62. Acesso em: 21 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p62

ALTOÉ, Renan Oliveira. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. 229p. Dissertação (mestrado) - Instituto Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Vitória/ES, 2017.

ARTIGUE, Michele; DOUADY, Régine; MORENO, Luis. Inginiería Didáctica em Educación Matemática: um esquema para la investiación y la inovación em la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Bogotá: Grupo Editorial Iberoamérica, 1995.

BARBOSA, Cira Naiá Campos. O ensino do princípio fundamental da contagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de atividades experimentais. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará: PPGED, 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Anísio Teixeira. INEP. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educa%C3%A7ao-basica/provabrasil/edital/2015- enem.2015.pdf>. Acesso em 20 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: apresentação – guia de livros didáticos/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019.

CASTRO, Claudia A. de; CURI, Edda. Resolução de Problemas do Campo Multiplicativo com Crianças de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, v 17, p. 1-18. São Paulo: RSBM, 2020. DOI: https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id393

LARA, Izabel C. M. de. O uso da estrutura multiplicativa na resolução de problemas nos anos iniciais da educação básica. Revista Vidya, v. 31, n. 2, p.105-122, 2011.

LAUTERT, Síntria L.; SANTOS, Ernani M. dos. Estudantes do 1º ano ao 3º ano resolvem situações multiplicativas. In LAUTERT, Síntria L.; CASTRO-FILHO, José A.; SANTANA, Eurivalda R. dos S. (Org.). Ensinando multiplicação e divisão do 1º ao 3º ano – Série Alfabetização Matemática, Estatística e Científica. Coletânea Cadernos E-Mult, v. 1, p. 45-76. Itabuna -Bahia: Via Litterarum, 2017.

LEVIN, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas. 2. Ed. Tradução: Sergio Francisco da Costa, São Paulo: Habra, 1978.

MAGINA, S.; SANTANA, E.; CAZORLA, I. As Estruturas Multiplicativas e a formação de professores que ensinam Matemática na Bahia: um projeto de larga escala. Rev. Com a Palavra, o Professor, v. 3, n. 7, p. 33-52, 17 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v3i3.280

MAGINA, Sandra Maria Pinto; GITIRANA, Verônica; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; SPINILLO, Alina Galvão. Repensando a multiplicação e divisão: contribuições da teoria dos campos conceituais. 1 ed. São Paulo: PROEM, 2014.

MAGINA, Sandra Maria Pinto. A pesquisa na sala de aula de matemática das séries iniciais do ensino fundamental: Contribuições teóricas da psicologia. Educar em Revista. Curitiba/PR: Editora UFPR, 2011, p. 63-75. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000400005

MAGINA, Sandra M. P.; SANTOS, Aparecido dos. MERLINI, Vera Lucia. O raciocínio de estudantes do Ensino Fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas. Revista Ciência e Educação, v. 20, n.2, p.517-533. Bauru/SP, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000200016

MAGINA, Sandra M. P.; MERLINI, Vera L.; SANTOS, Aparecido dos. A Estrutura Multiplicativa sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Fortaleza: Anais, 2012. Disponível em:https://proativa.virtual.ufc.br/sipemat2012/mesas/3/3.pdf. Acesso em: 19 set. 2022.

MAGINA, Sandra M. P.; LAUTERT, Sintria L.; SANTOS, Ernani M. dos. Estratégias Exitosas de Alunos dos Anos Iniciais em Situações de Proporção. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p.1-24, 2020. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/2175-623696023>. Acesso em: 20 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623696023

PREDIGER, Juliane; BERWANGER, Luana; MÖRS, Marlete Finke. Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina. Revista Destaques Acadêmicos, [S.l.], v. 1, n. 4, fev. 2013. Disponível em: <http://www.univates.com.br/revistas/index.php/destaques/article/view/39>. Acesso em: 15 out. 2022.

SÁ, Pedro Franco de. Possibilidades de Resolução de Problemas em Aula de Matemática. In: 2º Simpósio Nacional sobre Ensino e Pesquisa de Matemática no Contexto da Educação, Ciência e Tecnologia. Belém/PA: SINEPEM, 2021, p. 4-35.

SÁ, Pedro F. de; SILVA, Benedita das G.; SANTOS, Neusa de O. As operações aritméticas fundamentais ao longo da história. In: SÁ, Pedro F. de; LOPES, Adrielle C. Mendello. (Org.). Aspectos históricos da matemática elementar. Belém: CCSE-UEPA, 2018.

SÁ, Pedro F. de; ALVES, Fábio J. da C. A engenharia didática: alternativa metodológica para pesquisa em fenômenos didáticos. In: MARCONDES, Maria Inês; OLIVEIRA, Ivanilde A.; TEIXEIRA, Elizabeth. (Org.). Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2011.

SÁ, Pedro F. de; SILVA, Benedita das G. S. da. Esta questão é de vezes ou de dividir? Revista Cocar, Edição Especial n.3, p. 59 a 87 – Jan./Jul. 2017. Belém: Programa de Pós-graduação em Educação da UEPA. Disponível em:. Acesso em: 10 mai. 2022.

SÁ, Pedro Franco de. Ensinando matemática através da redescoberta. Revista Traços, Belém, v. 2, n. 3, p. 77-81, 1999.

SÁ, Pedro Franco de. Atividades para o ensino de Matemática no nível fundamental. Belém: EDUEPA, 2009.

SÁ, Pedro Franco de. Os problemas envolvendo as quatro operações e a unidade do pensamento linear (Tese de Doutorado). Natal/RN: UFRGN, 2003, 214 p.

SÁ, Pedro Franco de. As atividades experimentais no ensino de matemática. REMATEC, v. 15, n. 35, p. 143-162, 5 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p143-162.id290

VIZZULA, Aline Mazza. Aprendizagem Matemática da Multiplicação e Divisão: proposta de atividades para alunos do 6º ano. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em Matemática). Campos dos Goytacazes/RJ: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2020.

ZARAN, Mariana L. de O.; SANTOS, Cintia Aparecida B. Análise dos procedimentos de resolução de alunos de 5° ano em relação a problemas do grupo isomorfismo de medidas. In: Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul. São Paulo:Anais, 2012. Disponível em:<https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/epd/article/view/458>.Acesso em: 2 mai. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-15
Métricas
  • Visualizações do Artigo 220
  • PDF downloads: 84

Como Citar

OLIVEIRA, Valquíria Magalhães de; SÁ, Pedro Franco de. O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023038, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023038.id518. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/518. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos