Altamiro Tibiriçá na Escola de Engenharia de São Carlos e o Ensino de Cálculo Vetorial

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023041.id532

Palavras-chave:

Altamiro Tibiriçá Dias, Escola de Engenharia de São Carlos, Calculo Vetorial, História da Educação Matemática

Resumo

Em 1953, o engenheiro e professor Altamiro Tibiriçá Dias escreveu notas de aula sobre Cálculo Vetorial para o primeiro ano de funcionamento da Escola de Engenharia de São Carlos. O presente artigo relata quem foi o professor, como a escola foi criada e a participação dele nas aulas da disciplina dessa instituição. Ao analisar o material e a notação utilizada em suas notas de aula foi possível fazer uma comparação com outras obras contemporâneas, o que nos auxiliou a levantar hipóteses sobre o conteúdo matemático do material de Tibiriçá, evidenciando aproximações e distanciamentos entre elas. Embora tenham sido escritas para uma instituição paulista, este trabalho faz luz à História da Matemática em Minas Gerais, pois a formação acadêmica do professor foi consolidada em Ouro Preto como ex-aluno e docente. Assim, destacamos os desdobramentos de pesquisas relacionadas ao ensino de Cálculo Vetorial na instituição ouropretana no início e meados dos novecentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Athos de Melo Pimentel, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Técnico em Mecânica - CEFET MG. Graduando em Engenharia Ambieltal - UFMG.

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2012) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro (2020). Atualmente, é Professor Efetivo do Departamento de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET / MG) e Professor Colaborador do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT / UFOP), orientando dissertações na linha de pesquisa de História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática. Atua como Editor Associado da Revemop - Revista de Educação Matemática de Ouro Preto. Tem interesse em pesquisas nas áreas de História da Matemática, História da Educação Matemática e Etnomatemática.

Tatiana de Andrade Aguilar, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus Rio Claro-SP (UNESP-RC). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Docência em Sistemas de Informação, bacharel em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e licenciada em Matemática. Cerificada em ITIL 4 pela Axelos. Possui experiência docente, desde 2014, nas áreas de Matemática e Informática e experiência empresarial nas áreas de Elétrica, Ciências da Computação, Contabilidade, Gestão de Pessoas e Logística. Atualmente, é docente bolsista nos cursos de Bacharelado em Ciências da Computação e Licenciatura em Matemática da UNESP de Rio Claro.

Referências

BARROS, J. D. Fontes Históricas – uma introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

BENTO, A. M. S. Os engenheiros mineiros no contexto da industrialização nacional: as contribuições de Lucas Lopes (1930-1960). Trabalho de conclusão de curso (Mestrado em Economia e Desenvolvimento) - Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, 138 f. Osasco, 2021.

BONFIM, S. H. NOBRE, S. R. Historical Mathematical study about Vector Calculus introduction in Brazil: first notes. Almagest: International Journal for the History of Scientific ideas. V.11. issue 2. p. 84-110. 2021. DOI: https://doi.org/10.1484/J.ALMAGEST.5.123111

CAJORI, F. A History of Mathematical Notations. Vol. II. New York: Cosimo Classics, 2007.

CAMARGO, J. O. Monteiro. Cálculo Vectorial: Curso da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo: Editora Renascença S. A. 1946.

CROWE, M. A history of vector analysis: the evolution of the idea of a vectorial system. New York: Dover. 2011.

CORREIO DA MANHÃ, 16 de junho de 1953. 23 de novembro de 1954. Fonte Hemeroteca Digital.

DIAS, A. T. Notas de Cálculo Vectorial, 1953.

DIAS, A.T. Curso de Cálculo Infinitesimal. Tomo I. 2 ed. Fundação Gorceix. Ouro Preto, 1962.

FAUSTO, B. História do Brasil. 2° ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

NOSELLA, P.; BUFFA, E. Escola de Engenharia de São Carlos: os primeiros tempos: 1948-1971. São Carlos: EdUFSCar, 2000.

OLIVEIRA, D. P. A. Zum mathematischen Unterricht in der Anfangsphase der ersten Bergbauhochschule Brasiliens. Em H. Fischer, T. Sauer, Y. Weiss (Ed.), Exkursionen in die Geschichte der Mathematik und ihres Unterrichts (pp. 235-245). Munster: WTM-Verlag. 2021. DOI: https://doi.org/10.37626/GA9783959871860.0.20

OLIVEIRA, D. P. A.; VIANA, M. C. V.; GIL, L. S. Notas Biográficas do Professor Doutor Tibiriçá. In: XIV Seminário Nacional de História da Matemática. Anais. Uberaba(MG) Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), 2021. Disponível em:

PORTO EDITORA, Dicionário de Latim-Português, Editora Porto, 2a. Edição, 2011.

SANTOS, C. C. Cálculo Vectorial: Licções professadas na Escola de Minas de Ouro Preto. Livraria Mineira. 1927.

SÃO PAULO. Lei Ordinária Nº 1698, de 16 de dezembro de 1952. São Paulo: Palácio do Governo do Estado de São Paulo, 1952. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/sp/lei-ordinaria-n-1968-1952-sao-paulo-estabelece-a-estrutura-a-organizacao-didatica-e-o-quadro-do-pessoal-da-escola-de-engenharia-de-sao-carlos-da-universidade-de-sao-paulo-criada-por-lei-estadual-n-161-de-24-de-setembro-de-1948-e-da-outras-providencias-1960-01-27-versao-compilada.

Downloads

Publicado

2023-12-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 160
  • PDF downloads: 49

Como Citar

PIMENTEL, Athos de Melo; OLIVEIRA, Davidson Paulo Azevedo; AGUILAR, Tatiana de Andrade. Altamiro Tibiriçá na Escola de Engenharia de São Carlos e o Ensino de Cálculo Vetorial. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023041, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023041.id532. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/532. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos