Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p63-78.id286

Palavras-chave:

Atividade engestroniana, Modelagem Matemática, GeoGebra, Curva senoidal

Resumo

O presente estudo objetivou discutir o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes de Licenciatura em Matemática. Do objetivo destaco a natureza qualitativa do estudo, fazendo uso de observação e registros dos sujeitos envolvidos em um minicurso de Modelagem Matemática, no âmbito do Encontro Paraense de Modelagem Matemática, realizado na Universidade Federal do Pará, no Instituto de Educação Matemática e Científica. Os elementos sujeitos, objeto, artefatos mediadores, regras, divisão do trabalho e comunidade estabeleceram entre si um sistema de atividade engestroniana, colocando a Modelagem Matemática nessa perspectiva permitiu a colaboração de artefatos como o uso do GeoGebra para compreensão dos parâmetros de uma curva senoidal. A pesquisa mostrou que uma atividade de Modelagem Matemática bem pensada pode provocar nos envolvidos impressões positivas, ao mesmo tempo em que permite refletir sobre a matemática desenvolvida no ambiente de sala de aula.

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2020-12-05
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Como Citar

MODESTO BRAGA, Roberta. Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 35, p. 63–78, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p63-78.id286. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/95. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos