SENTIMENTOS DE SEMELHANÇA: DAS ARTES À MATEMÁTICA

Authors

  • Renato Borges Guerra Universidade Federal do Pará
  • Márcia de Nazaré Jares Alves Chaves UFPA

Keywords:

Ensino de Arte, Matemática, Campos Conceituais, Semelhança

Abstract

Este trabalho constitui parte de uma pesquisa que buscou compreender o fazer artístico para o desenvolvimento de ‘sentimentos matemático de semelhança’ em alunos do Ensino Fundamental. Inspirado pela Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud foi desenvolvido uma experiência piloto de ensino por meio de uma sequência didática envolvendo fazeres da arte que comungam os conceitos artísticos e matemáticos de semelhança. O estudo revelou que, embora a matemática seja considerada no domínio inteligível e a arte no domínio sensível, a razão e a emoção mostram-se, por vezes, inseparáveis para construção do sentimento de semelhança matemático.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2012-04-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 99
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 74

How to Cite

BORGES GUERRA , Renato; JARES ALVES CHAVES , Márcia de Nazaré. SENTIMENTOS DE SEMELHANÇA: DAS ARTES À MATEMÁTICA . REMATEC, Belém, vol. 7, no. 10, 2012. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/369. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos