A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?

Autores/as

  • Tarliz Liao Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Formação de professores, Educação matemática, Educação matemática do campo

Resumen

Este  artigo  apresenta  resultado  de  análise  de  entrevistas  realizadas  com  quinze  professores  de matemática, todos regentes em escolas do campo localizadas em uma mesma cidade de zona rural do interior do Rio Grande do Sul. Desta forma, buscamos vislumbrar as concepções dos docentes entrevistados acerca do modus operandi de abordar matemática em sala de aula e se estas refletem suas práticas e metodologias no contexto sociocultural campesino. Nessa via, a Educação Matemática do Campo, subárea da Educação Matemática (EM) é capaz de subsidiar e engendrar significados para sujeitos do campo e suas práticas. Além da evidente preocupação com uma formação continuada, há que se observar o discurso do utilitarismo tão amplamente difundido no meio discente. Ressaltamos que se esta questão se sobrepuser ao entendimento de que a Matemática é linguagem instituída nas perspectivas da sociedade, cultura, ciência e historicamente organizada, haverá a redução da mesma ao viés do cotidiano, subjugando-a a meras aplicações.

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Publicado

2017-08-17
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Cómo citar

LIAO, Tarliz. A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?. REMATEC, Belém, vol. 12, n.º 25, 2017. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/247. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos

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