Educação do Campo: dialogando com professores formadores da área de Educação Matemática
Palavras-chave:
Licenciatura em Educação do Campo, Educação, Educação Matemática, Formação de ProfessoresResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a interação dialógica da Educação Matemática com os saberes do campo nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo em instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. Este texto apresenta um recorte de pesquisa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Santa Maria da primeira autora, em fase de conclusão, tendo como sujeitos os professores formadores do componente curricular voltado à Matemática de três instituições que ofertam a Licenciatura em Educação do Campo, uma modalidade de formação vinculada a uma história de luta pela terra, moldada na valorização da vivência de homens e mulheres do campo, com intenção de superar a fragmentação do conhecimento. O estudo tem aporte teórico- metodológico na teoria dialógica de Bakhtin, que discorre sobre os conceitos de dialogismo, alteridade e ato responsável. Teceram-se muitos diálogos, neste período, em que os enunciados dos professores formadores apontam que, a partir das relações dialógicas com os demais interlocutores da Educação do Campo, estão consolidando um curso de licenciatura com muitas peculiaridades, um processo formativo preconizado pela interdisciplinaridade em articulação com o campo.
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