Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p171-191.id194

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Linguagem, Wittgenstein

Resumo

Neste artigo investigamos relações entre modelagem matemática e linguagem, em particular, a linguagem matemática. Dados provenientes de uma atividade de modelagem matemática, desenvolvida por treze alunos, são analisados a fim de responder a questão de pesquisa: “como os alunos justificam seus procedimentos matemáticos no decorrer de atividades de modelagem matemática?” Registros escritos, transcrição de áudio e vídeo possibilitaram uma análise da linguagem dos alunos no desenvolvimento da atividade. Levando em consideração elementos da perspectiva wittgensteiniana de linguagem são construídas árvores de associação de ideias que sinalizam o modo como os alunos utilizam proposições, regras e diferentes jogos de linguagem que se articulam na justificativa dos procedimentos matemáticos utilizados pelos alunos.

 

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Publicado

2019-09-14
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Como Citar

PALHARINI ALVIM SOUSA, Bárbara Nivalda; WERLE DE ALMEIDA, Lourdes Maria. Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana. REMATEC, [s. l.], v. 14, n. 31, p. 171–191, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p171-191.id194. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/174. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Seção

Artigos Cientí­ficos