Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024004.id535

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Sequência Didática

Resumo

O avanço tecnológico e o desenvolvimento dos serviços financeiros têm apresentado à sociedade desafios econômicos inéditos, exigindo uma abordagem educacional adequada. Cada vez mais, os jovens têm acesso precoce ao mundo financeiro, seja por meio de transações online, aplicativos de pagamento ou investimentos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática sobre consumo na Educação Financeira, fundamentada nos princípios da Educação Matemática Crítica. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva segue o delineamento de uma pesquisa-ação, e os dados foram coletados por meio da observação dos estudantes. Os resultados indicam que os estudantes estão receptivos ao diálogo de aprendizado e, ao serem expostos a novos conhecimentos, demonstram entusiasmo pelo uso da tecnologia. Nesse contexto, este trabalho estimula a reflexão e a participação social dos estudantes, incentivando a incorporação de situações que promovam a educação financeira por meio de recursos tecnológicos, os quais propiciam a tomada de decisões informadas.

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Biografia do Autor

Guilherme Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2023). Especialização em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (2023). Membro do Grupo de Pesquisa intitulado "Conexões: Epistemologia, Tecnologia, Formação e Ensino no contexto amazônico". Atualmente, está cursando o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Ensino em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação financeira, abordagem documental do didático e sistema de recursos.

Maria Ione Feitosa Dolzane, Universidade Federal do Amazonas

Doutorado em Educação no campo das Novas Tecnologias aplicadas à Educação. Mestrado em Educação sobre Gestão aberta em plataformas digitais no espaço da formação continuada de professores. Especialização em Produção de Material Didático para EAD; Produção Textual; Metodologia do Ensino Superior. Licenciatura em Letras. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas-UFAM - atuando no Centro de Educação a Distância na área de Gestão de Projetos e Sistemas para a Educação a Distância. Professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM). Áreas de interesse: Comunicação, Tecnologia e Conhecimento para a Educação Presencial e a Distância; Mediações Didáticas e Tecnológicas em ambientes virtuais; Acompanhamento e Avaliação de produção de Material Didático para Educação à Distância; Práticas pedagógicas na educação de surdos.

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Publicado

2024-02-24
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Como Citar

SOARES, Guilherme Araújo; DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica. REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 47, p. e2024004, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024004.id535. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/535. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos