Os meios semióticos de objetivação e o pensamento algébrico: uma análise à luz da Teoria da Objetivação

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p19-38.id489

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico, Teoria da Objetivação, Álgebra Escolar, Generalização de Padrões

Resumo

Esse artigo teve como objetivo analisar os distintos meios semióticos de objetivação mobilizados por uma aluna do 8° ano do Ensino Fundamental e, com isso, identificar as diferentes formas de pensamento algébrico que ela conseguiu mobilizar ao responder uma tarefa de generalização de padrões. Para chegar a este objetivo utilizamos como base teórica a perspectiva de pensamento algébrico fundamentada na Teoria da Objetivação (TO) que defende que o pensamento tem uma parte ideacional, que corresponde a imaginação e a fala interior, e uma parte material, referente aos gestos, desenhos, entre outros elementos que emergem durante a atividade. Esses elementos são denominados meios semióticos de objetivação e para identificá-los foi necessário gravar em vídeo todo o momento em que a aluna resolvia a tarefa proposta. A partir da análise dos dados verificamos que ela conseguiu mobilizar as três formas de pensamento algébrico definidas pela TO, são elas: factual, contextual e simbólica.

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Biografia do Autor

Rayssa de Moraes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental no Município do Cabo de Santo Agostinho

Jadilson Ramos de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

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Publicado

2021-12-02
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Como Citar

MORAES DA SILVA, Rayssa de; DE ALMEIDA, Jadilson Ramos. Os meios semióticos de objetivação e o pensamento algébrico: uma análise à luz da Teoria da Objetivação. REMATEC, [s. l.], v. 16, n. 39, p. 19–38, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p19-38.id489. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/23. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos