Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023011.id469

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica; Criatividade; Perfis de Aprendizagem; Mudança de postura; Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar o uso dos perfis de aprendizagem, a partir de ações e estratégias, como ferramenta auxiliar para os processos de ensino e aprendizagem como instrumento de inovação pedagógica. A estratégia exploratória de pesquisa lançou mão e uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) entre o período de 2018 a 2022, utilizando os bancos de dados Google Acadêmico e Periódicos da Capes. Buscou-se analisar os artigos e publicações que tratavam da inovação pedagógica, criatividade e os perfis de aprendizagem, com vista a obtenção de pesquisas relacionadas indicativas a mudança de postura docente. Foram encontrados nove trabalhos que atenderam as categorias estabelecidas. O estudo demonstrou que o professor inovador que utiliza os estilos de aprendizagem, auxilia na compreensão dos conteúdos e nas atividades pelos alunos, favorecendo uma aprendizagem de qualidade

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Biografia do Autor

Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)

Graduação em Pedagoga (Universidade Estadual do Ceará /UECE), Mestre em EDUCAÇÃO BRASILEIRA, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática junto ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DA REDE NORDESTE DE ENSINO- RENOEN, Polo - Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Planejamento Educacional (UVA) . Professora concursada da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) lotada no Distrito de Educação II. Tenho experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. Atualmente sou formadora do PAIC /PNAIC no município de Fortaleza desde 2007, pertencente ao grupo de formadores da Rede Municipal de Fortaleza com estudo em alfabetização e letramento , avaliação , formação de professores e educação matemática. Experiência com o Programa PARFOR ( UFC), como professora nas disciplinas de Educação Infantil, Letramento e Alfabetização e a de Ensino de Ciências. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagens (G-TERCOA) - UFC e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização (GEPA) - UFC . Atualmente faço parte do grupo de Tutoras do curso de extensão" Diálogos reflexivos sobre a prática pedagógica" no ambiente moodleMM, instalado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade federal do Ceará-UFC.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática pela UFC e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC. Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa e Formação Docente. Bolsista Pesquisador de Interiorização - BPI FUNCAP 2020 - 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE, Professor Pesquisador Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino ? PÓLO RENOEN-UFC e Professor Colaborador do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). 

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(PPGE/UFC)(nota 4). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(ProPed/UERJ)(nota 7). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática - (ENCIMA/UFC). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID/UFC). Coordenadora da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico(COIDEA/EIDEIA/UFC). Coordena o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP/COIDEA/UFC). Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Gama Filho(UGF), Cursa especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação - (PPGE/UFC) e no Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC). Tem projetos de pesquisa com bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq, Funcap e UFC. Os projetos de pesquisa têm foco na Inovação, Moonshots, Cyberdidática, Disrupção na educação, Tecnologias educacionais, Práticas pedagógicas, avaliação, currículo e saberes docentes de professores que ensinam matemática. Tem projetos de monitoria para a Iniciação à Docência-PID, também de Iniciação Acadêmica(BIA, PAIP/CGPA e Extensão), visando sempre a formação inicial, contínua e continuada dos professores. Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique. Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática(ProPed/UERJ/CNPq). Pasrticipa do laboratório de Pesquisas Multimeios(MM). É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/UFC/CNPq).

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2023-03-18
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Como Citar

SCIPIÃO, Lara Ronise de Negreiros Pinto; MENEZES, Daniel Brandão; SANTOS, Maria José Costa dos. Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023011, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023011.id469. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/469. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos