A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação Matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023008.id467

Palavras-chave:

Filogenia, conhecimento humano, elementos socioculturais

Resumo

Este artigo surgiu a partir da inquietude acadêmica no sentido de compreender as contribuições da Teoria Histórico-Cultural no desenvolvimento do conhecimento humano. Teve como base a linha teórica de Vygostky na perspectiva socioconstrutivista, nos estudos de Luria, Leontiev e Davidov no processo dialético de ir e vir, de aprender, de questionar, de (re)aprender e compreender a mutabilidade dos conhecimentos humanos como resultante do processo histórico-cultural. A partir da incompletude humana e dos processos mediatizados socialmente no decorrer da filogênese, buscou-se identificar os meios socioculturais que influenciam o desenvolvimento do conhecimento humano desde a infância. Considerando a fala, os sistemas de contagem e escrita como Funções Psicológicas Superiores, um atributo tipicamente humano, a discussão trouxe para o âmbito dos processos educativos, a importância da escola como ambiente socializador no tocante às novas e variadas formas educacionais, como por exemplo às questões de classe, etnia, gênero e cultura. Tendo como referência as conquistas (antigas ou novas) e o quanto essas se transformam gradativamente em conhecimento, habilitando a espécie humana a se transformar e transformar seu entorno. O artigo propõe, ainda, uma valorização dos instrumentos sociais no processo formativo do pensamento teórico do conhecimento matemático. Por fim, assim como Vygostky, a discussão aqui proposta visa ressaltar a importância dos diversos tipos de cultura na construção dos processos psicológicos das Funções Psicológicas Superiores e do desenvolvimento das capacidades humanas sendo estes idênticos para todos os seres humanos em diferentes culturas e épocas. 

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Biografia do Autor

Maria Deus da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Campus de Vitória da Conquista (BA)

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (1995), com Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Rio Claro(1999) e Doutora em Educação - Linha de Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2010). Pós-Doutorado em Educação Matemática -UNESP Rio Claro (2016). Professora Titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Campus de Vitória da Conquista (BA). Atua na área de Matemática, com ênfase no ensino de Geometria, Geometria Analítica e Cálculo Diferencial e Integral e na área de Educação Matemática desenvolvendo pesquisas nas seguintes linhas: Tecnologias Digitais no Ensino, Formação de Professores de Matemática e História da Matemática.

Rozimeire Soares de Oliveira Porto, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente com Dedicação Exclusiva na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, no DCTH, Campus XVII de Bom Jesus da Lapa; doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino/UESB/Bahia; Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC/Bahia ; Graduada em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia, possui ainda graduação em ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola, Especialista em Matemática Aplicada pela FERLAGOS. Faz parte dos grupos de pesquisa REPARE em EdMat- UESC e, GEEM- UESB. Atualmente esta coordenadora do curso de pós graduação Lato-sensu- Especialização em Gestão de Politicas Publicas para a Educação Básica e também coordena o curso de bacharelado em administração. Atua na área de formação de professores no curso de pedagogia na perspectiva da Educação Matemática, com experiência na early algebra e no ensino de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental

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Publicado

2023-02-06
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Como Citar

SILVA, Maria Deus da; PORTO, Rozimeire Soares de Oliveira. A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023008, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023008.id467. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/467. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos