Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p101-118.id490

Palavras-chave:

Teoria da Objetivação, Engajamento, Tecnologias educacionais, Matemática, Aprendizagem colaborativa

Resumo

A pandemia do Covid19 revelou aspectos de um ensino presencial repleto de falhas didáticas, essas falhas se evidenciaram de forma mais impactante nas salas de aula remotas. Inquietados por essa problemática propõe-se uma formação docente online utilizando a Teoria da Objetivação(TO) com foco na melhoria do engajamento dos estudantes nas aulas remotas de matemática. Para tanto, busca-se apoio nos princípios da TO que envolvem: ética comunitária, labor conjunto e aprendizagem colaborativa. A pesquisa é básica, qualitativa, bibliográfica e exploratória. Tais reflexões colaboram para que os pesquisadores percebam a importância de adaptar esses princípios às tecnologias educacionais que proporcionam a efetivação do engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa, com suporte na TO.

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Biografia do Autor

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada, orientadora e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará(UFC).

Carlos Alves de Almeida Neto, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Doutorando pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor formador de matemática (SME)

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Publicado

2021-12-02
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Como Citar

COSTA DOS SANTOS, Maria José; ALMEIDA NETO, Carlos Alves de. Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa. REMATEC, [s. l.], v. 16, n. 39, p. 101–118, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p101-118.id490. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/27. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos