Obstáculos Epistemológicos Inerentes ao Conceito de Fração: um estado do conhecimento

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p48-66.id499

Palavras-chave:

Educação, Obstáculos Epistemológicos, Obstáculos Didáticos, Conceito de Fração, Ensino de Matemática

Resumo

Esse trabalho é parte da pesquisa que resultou na dissertação de mestrado em educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa com escopo no estado do conhecimento. O objetivo deste artigo é conhecer os obstáculos epistemológicos que afetam o conceito de fração. Este estudo advém de uma revisão de literatura a partir da análise de produções acadêmicas que se encontram no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Pessoal de Nível Superior, com recorte temporal de 2006 a 2020, em que foram analisadas 5 (cinco) dissertações que atendem ao escopo da pesquisa. A perspectiva teórica apoia-se na teoria dos Obstáculos Epistemológicos (BACHELARD) e Didáticos (BROUSSEAU). Uma vez realizados os estudos encontramos obstáculos inerentes ao conceito de fração: conforme Bachelard, tem-se o obstáculo da experiência primeira e o obstáculo verbal e, segundo Brousseau, os obstáculos didáticos de origem didática, ontogênica e epistemológica.

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Biografia do Autor

Wander Alberto José, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Educação, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor da Educação Básica, Secretaria de Educação Juventude e Esportes (SEDUC), Dianópolis, Tocantins, Brasil. Rua Mestre Almeida, 322, Nova Cidade, Etapa II, Dianópolis, Tocantins, Brasil

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor e Orientador nos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e no Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Matemática e Ciências (REAMEC)

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2022-03-24
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Como Citar

ALBERTO JOSÉ, Wander; VIZOLLI, Idemar. Obstáculos Epistemológicos Inerentes ao Conceito de Fração: um estado do conhecimento. REMATEC, [s. l.], v. 17, p. 48–66, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p48-66.id499. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/13. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos