INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

  • Fumikazu Saito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

história da matemática, instrumentos matemáticos, ensino de matemática, epistemologia

Resumo

Neste artigo apresentamos o instrumento como suporte que veicula conhecimentos do "saber-fazer" matemáticos  do século XVI.  Discorro  aqui apenas uma  pequena parte de minha  proposta de trabalho que procura articular história, ensino e aprendizagem de matemática. Tendo por foco a ideia de "medida" e de "medição", este texto busca por meio da história da matemática, pautada em perspectivas historiográficas atualizadas, apontar para alguns aspectos do processo da construção do  conhecimento  e  suas  possíveis  implicações  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem  de matemática. A história da matemática é aqui articulada ao ensino e à aprendizagem com vistas a promover uma reflexão sobre o significado da medida de modo a levantar questões epistemológica acerca da medição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-07-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 630
  • PDF downloads: 375

Como Citar

SAITO, Fumikazu. INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. REMATEC, [s. l.], v. 9, n. 16, p. 25–47, 2014. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/320. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos