Tecnologias Digitais em Educação Matemática: panorama dos Grupos de Pesquisa do Paraná

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023003.id431

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Educação Matemática, Grupos de Pesquisa

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um panorama dos Grupos de Pesquisa (GP) do Paraná que possuem linhas de pesquisa sobre Tecnologias Digitais em Educação Matemática. É uma pesquisa documental, exploratória, de abordagem mista. A busca foi realizada no Diretório de Grupos de Pesquisa, onde foram identificados 19 Grupos, dos quais foram selecionados 124 pesquisadores e coletados 91 artigos segundo os critérios adotados. Duas universidades comportam 57% dos GP, três destes concentram mais da metade dos artigos selecionados. Dos 91, 42 são teóricos e 49 resultam de aplicações em sala, sendo 20 na formação docente. O uso de softwares e/ou aplicativos aparece em 41 trabalhos, com destaque ao Geogebra e Scratch, 19 e 10 respectivamente. As temáticas Objetos de Aprendizagem e Lousa Digital aparecem em 17 e cinco trabalhos. A Modelagem Matemática é abordada em cinco trabalhos, uso de jogos e gamificação em quatro, e a Geometria é o conteúdo mais trabalhado.

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Biografia do Autor

Karen Larissa Xavier Nunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciada em Informática pela Uniasselvi (2022), e em Matemática pela UEPG (2019). Integrante do Grupo de Tecnologias Educacionais em Matemática (GTEM) da UEPG. 

Luciane Grossi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (1994) pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, realizou mestrado (1997) e doutorado (2003) em Ciências da Computação e Matemática Computacional na Universidade de São Paulo - USP, Campus São Carlos - SP. Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desde 2006. Professora do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPG) desde 2017 onde atuou como vice-coordenadora (2017-2019) e coordenadora (2020 - 05/2021). Professora do programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional -PROFMAT desde 2011, onde atuou como coordenadora (02/2013 - 03/2014). Atualmente trabalha com formação de professores, orientando em linhas de pesquisa que abordam uso de tecnologias no ensino. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologias Educacionais em Matemática (GTEM) cadastrado no CNPQ. 

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2023-01-01
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Como Citar

NUNES, Karen Larissa Xavier; GROSSI, Luciane. Tecnologias Digitais em Educação Matemática: panorama dos Grupos de Pesquisa do Paraná. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023003, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023003.id431. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/431. Acesso em: 27 abr. 2024.

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