As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmica

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p76-91.id437

Palavras-chave:

Correntes filosóficas da Matemática, formação de professores de Matemática, prática de professores de Matemática

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar como a produção acadêmica vem articulando as diferentes correntes filosóficas da matemática à formação e/ou à prática de professores que ensinam Matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, realizado por meio de análise documental, tendo como corpora teses, dissertações e artigos científicos. Buscou-se em bancos de teses e dissertações, bem como em revistas da área da Educação Matemática trabalhos cujo objeto de estudo versasse sobre as implicações das correntes filosóficas clássicas na formação e prática do professor que ensina matemática. Os resultados apontam para a presença das correntes filosóficas relacionados ao formalismo e ao logicismo, em concepções de professores ou matrizes curriculares de Matemática. Conclui-se que as concepções elaboradas sob influência de diferentes formas de perceber a Matemática podem, muitas vezes, constituir-se em entraves nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, quer no âmbito da Educação Básica, quer no âmbito do Ensino Superior, especialmente no contexto de formação de professores.

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Biografia do Autor

Cristiane Borges Angelo, Universidade Federal da Paraíba

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar como a produção acadêmica vem articulando as diferentes correntes filosóficas da matemática à formação e/ou à prática de professores que ensinam Matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, realizado por meio de análise documental, tendo como corpora teses, dissertações e artigos científicos. Buscou-se em bancos de teses e dissertações, bem como em revistas da área da Educação Matemática trabalhos cujo objeto de estudo versasse sobre as implicações das correntes filosóficas clássicas na formação e prática do professor que ensina matemática. Os resultados apontam para a presença das correntes filosóficas relacionados ao formalismo e ao logicismo, em concepções de professores ou matrizes curriculares de Matemática. Conclui-se que as concepções elaboradas sob influência de diferentes formas de perceber a Matemática podem, muitas vezes, constituir-se em entraves nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, quer no âmbito da Educação Básica, quer no âmbito do Ensino Superior, especialmente no contexto de formação de professores.

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Publicado

2022-08-31
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Como Citar

ANGELO, Cristiane Borges. As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmica. REMATEC, [s. l.], v. 17, n. 41, p. 76–91, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p76-91.id437. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/437. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos