O ensino e a aprendizagem do mapa a partir das contribuições da Teoria da Objetivação

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p39-59.id495

Palavras-chave:

Mapa, Escala, Teoria da Objetivação, Geografia, Cartografia

Resumo

O artigo discute processos de ensino e aprendizagem dos saberes de alguns elementos de mapa nas aulas de Geografia de um 6º ano, de uma escola pública, a partir das contribuições teórico-metodológicas da Teoria Cultural da Objetivação. O estudo epistemológico do conceito de mapa oportunizou compreendê-lo enquanto um sistema semiótico cartográfico e foi fundamental para o desenvolvimento do projeto didático. A análise dos dados revelou os modos semióticos que se destacaram nos primeiros “encontros” com o mapa, no labor conjunto entre estudantes e professores, favorecendo uma primeira movimentação da tomada de consciência de formas de pensar geográficas e cartográficas, construídas cultural e historicamente. Esse processo de tomada de consciência crítica e gradual dos conceitos, possibilitado pelo labor conjunto, converge com os processos de objetivação e subjetivação, no contexto de um projeto didático comprometido com a formação de sujeitos sociais éticos, críticos, conscientes de si e que se reconhecem no coletivo.

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Biografia do Autor

Raquel Camalionte Castilho, Universidade Federal de São Paulo

Mestra em Educação na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora de Geografia no Ensino Fundamental e Médio na Prefeitura de São Paulo

Vanessa Dias Moretti, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Ensino de Ciências e Matemática), com pós-doutorado em Educação pela Laurentian University (Canadá). Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-Unifesp)

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Publicado

2021-12-02
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Como Citar

CAMALIONTE CASTILHO, Raquel; DIAS MORETTI, Vanessa. O ensino e a aprendizagem do mapa a partir das contribuições da Teoria da Objetivação. REMATEC, [s. l.], v. 16, n. 39, p. 39–59, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p39-59.id495. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/24. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos