Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas

Autores

  • Línlya Sachs Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Mirian Maria Andrade Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jader Gustavo de Campos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação do Campo, Escolas do Campo, História Oral

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa que faz parte de um projeto que busca olhar para escolas do campo e

conhecer os professores que ensinam matemática nessas escolas. Aqui, focalizando o município de Bandeirantes, estado do Paraná, e suas duas escolas do campo da rede estadual, Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora da Candelária e a Escola Estadual do Campo Lourenço Ormeneze, buscamos responder à questão “quem são os professores de matemática dessas escolas do campo?”. Para isso, mobilizamos  a  História  Oral  como  metodologia  e,  então,  compusemos  as  narrativas  das  três professoras de matemática dessas escolas. Com escutas atentas, conhecemos sobre suas escolhas, suas inspirações, como se tornam professoras dessas escolas em que trabalham, como lá se mantêm, o que pensam sobre as aulas de matemática, o que fazem nessas escolas, o que pensam sobre currículo, sobre avaliação, sobre a horta, sobre os alunos.

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Referências

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Publicado

2017-08-17
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Como Citar

SACHS, Línlya; ANDRADE, Mirian Maria; CAMPOS SANTOS, Jader Gustavo de. Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas. REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 25, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos