Reflexões sobre as compreensões de planejamento na Formação Inicial de Professores de Matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p49-63.id336

Palavras-chave:

Estágio na docência, desenvolvimento profissional, ensino de Matemática, prática de ensino

Resumo

Esta investigação teve como objetivo compreender as concepções iniciais acerca do planejamento de uma aula com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de licenciandos em Matemática na Prática enquanto Componente Curricular (PeCC III). A partir do estágio de Docência no Ensino Superior, foi desenvolvida uma Investigação-Ação numa perspectiva da reflexão crítica e pesquisa da própria prática. Para tal, utilizou-se a prática da escrita e reescrita, pois acredita-se que permite aos licenciandos evoluir conceitualmente, favorecendo o desenvolvimento profissional além de propiciar a investigação e a reflexão da prática docente. Utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, com análise dos processos de escritas narrativas de 26 licenciandos. Pela análise temática de conteúdo das escritas dos licenciandos identificou-se três categorias: i) concepção inicial de planejamento; ii) descrições a priori de como realizariam o planejamento de uma aula (com TIC); iii) descrições a posteriori de como realizaram o planejamento de uma aula com TIC. Portanto, foi possível perceber o potencial desta investigação para a constituição dos conhecimentos de professor no que tange aos sentidos atribuídos pelos licenciandos no planejamento de uma aula.

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Biografia do Autor

Rosi Kelly Regina Marmitt, Universidade Federal da Fronteira Sul

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Rúbia Emmel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutora em Educação nas Ciências - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Cerro Largo, RS, Brasil e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Cerro Largo

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Publicado

2021-05-07
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Como Citar

REGINA MARMITT, Rosi Kelly; EMMEL, Rúbia; LARA BONOTTO, Danusa de. Reflexões sobre as compreensões de planejamento na Formação Inicial de Professores de Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 16, n. 38, p. 49–63, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p49-63.id336. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/38. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos