Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos

Autores

  • Iran Abreu Mendes UFRN

Resumo

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criado em 1995 a partir da Linha de Pesquisa Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade. Investiga questões relacionadas à História da Matemática e suas perspectivas epistemológicas e didáticas bem como a respeito da história da Educação Matemática e, por fim, às questões voltadas à investigação das práticas socioculturais e suas relações com a matemática como, por exemplo, os estudos sobre Etnomatemática. Além disso, o grupo desenvolve estudos voltados à Formação de Professores que ensinam Matemática. Nesse sentido, busca entender a  dinâmica  interna  do  conhecimento  matemático  e  o  seu  desenvolvimento, a dialética da matemática com outros aspectos da cultura em que está inserida (especialmente as ciências, a Filosofia e as artes) e como estes elementos são refletidos nas instituições pedagógicas. Baseada neste entendimento investiga como o ensino da Matemática pode ser empreendido com mais eficácia. Em relação à História da Matemática, as áreas enfatizadas são: História da Geometria, História da Trigonometria e Astronomia e a História da Teoria dos Números e da Lógica. Em relação à Etnomatemática, as áreas enfatizadas são: a base cognitiva do aluno como um ponto de partida para uma educação holística Etnomatemática como um instrumento de auto-sustentabilidade de comunidades desfavorecidas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2011-04-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 42
  • PDF downloads: 35

Como Citar

MENDES, Iran Abreu. Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos. REMATEC, [s. l.], v. 6, n. 8, p. 73–78, 2011. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos