Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p20-32.id434

Palavras-chave:

Prática Científica de Matemática, Prática Pedagógica, Filosofia, Provas Rigorosas

Resumo

A partir da perspectiva de que o campo da Educação Matemática tem se ampliado consideravelmente, de modo a incorporar novos objetos, metodologias e abordagens, este artigo questiona o papel que as Filosofias “clássicas” da Matemática têm desempenhado no desenho desse campo, principalmente no que diz respeito à constituição de uma Filosofia da Educação Matemática cujo papel deve ser promover a incorporação de práticas, procedimentos e valores que respondam mais efetivamente às demandas do tempo presente e às necessidades da prática pedagógica cotidiana.

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Biografia do Autor

Antonio Vicente Marafioti Garnica, Universidade Estadual Paulista – UNESP

acharel em Matemática (1984) pela UNESP de Rio Claro, Mestre (1992) e Doutor (1995) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Realizou estágio de complementação na Universidade de Lisboa (1991) e Pós-doutorado na Indiana University Purdue University at Indianápolis - Estados Unidos (1999). Recebeu, com Paulo Freire, o prêmio Moinho Santista (atual Prêmio Fundação BUNGE) em Ciências da Educação no ano de 1995. É Livre-docente (2005) pelo Departamento de Matemática da UNESP de Bauru. Coordenou o Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" (www.ghoem.org) de 2002 a 2022, sendo atualmente seu coordenador emérito. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UNESP de Rio Claro). É editor do BOLEMA - Boletim de Educação Matemática desde 2008, pesquisador Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2001, e atuou como membro do CA-Ed (CNPq) de julho/2014 a julho/2017. Principais interesses de pesquisa: Formação de Professores de Matemática, História Oral, História da Educação Matemática, Narrativas e Metodologias de Pesquisa. Aposentou-se em Setembro de 2021.

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Publicado

2022-08-31
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Como Citar

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 17, n. 41, p. 20–32, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p20-32.id434. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/434. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos