Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470

Palavras-chave:

Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas, Ensino, Etnomatemática, Práticas Pedagógicas, Resolução de Problemas

Resumo

A Etnomatemática é um Programa de Pesquisa e uma Teoria Geral do Conhecimento, proposta por Ubiratan D’Ambrosio, que investiga as relações entre matemática e cultura. Neste artigo, busca-se compreender as implicações pedagógicas da Etnomatemática para/com/no ensino de matemática na Educação Básica, tendo como referência as produções disponibilizadas na Biblioteca Digital EtnoMatemaTicas – BDEm. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo bibliográfico na BDEm sobre Etnomatemática e ensino de matemática. As principais referências são Freire (2019), Lima (2019), Lima (2018) e Morais (2016). A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva e interpretativa. Como resultados, destacamos: a predominância de trabalhos cadastrados na BDEm oriundos do estado do Rio Grande do Norte; a multiplicidade de grupos culturais representativos desse estado; a Etnomatemática como subsídio ao ensino e aprendizagem de matemática a partir do entrelaçamento entre currículo e componentes socioculturais, e de situações-problema. Concluímos que a Etnomatemática tem modificado formas de ver e ensinar matemática.

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Biografia do Autor

Ana Priscila Sampaio Rebouças, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Ciências - Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Graduada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020). Especialista em Ensino de Matemática pelo Instituto PROMINAS (2016). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (2021). Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino - Universidade Estadual da Paraíba. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação e Pós-Modernidade - GEPEP e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó. Membro do GT 05 História da Matemática e Cultura da SBEM. Atua como coordenadora da Região Nordeste (2022 - 2024) da Red Internacional de Etnomatemática (RedINET) e integra a Comunidade EtnoMatemaTicas Brasis. É instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e componente da Patrulha Maria da Penha em Barra do Corda (PMP). Atua no combate às drogas e à violência doméstica e familiar. Pesquisa sobre formação de professores, práticas pedagógicas e o Programa Etnomatemática.

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2007), Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense (2008), Mestrado em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cultura e Sociedade com linha de pesquisa em Cultura, Educação e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (2011) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2 da Universidade Federal do Maranhão (Centro de Ciências de Codó); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó. Associada do GT 08 - Formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). Componente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Estuda e pesquisa as seguintes temáticas: Alfabetização de Quebradeiras de coco babaçu; História da Educação Brasileira, do Maranhão e de Codó/MA; Memórias de professoras afrodescendentes; Educação Matemática; Escolas Normais e Normalistas, Decolonialidade, Fenomenologia, Hermenêutica, Filosofia da Educação, História da formação de professores em Codó/MA e Educação de Pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI).

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Publicado

2023-09-23
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Como Citar

REBOUÇAS, Ana Priscila Sampaio; ALMEIDA DE OLIVEIRA, Kelly. Etnomatemática e Ensino de Matemática: o que revelam as pesquisas da BDEm. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 45, p. e20230015, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe20230016.id470. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/470. Acesso em: 11 maio. 2024.