Alunos dos anos iniciais em atividades de modelagem matemática: uma análise semiótica dos diagramas

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024013.id533

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Semiótica peirceana, Diagramas, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Familiarização dos alunos

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com uma turma de alunos dos anos iniciais em atividades de modelagem matemática com o objetivo de analisar as suas ações ao escolher uma temática e desenvolver a atividade de forma autônoma. A fundamentação teórica está subsidiada na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica e as ações dos alunos são analisadas à luz da semiótica peirceana. Os alunos do 5º ano de uma escola municipal do norte do Paraná, organizados em grupos, partiram de brincadeiras escolhidas por eles, para definir e solucionar problemas matemáticos. A análise qualitativa de cunho interpretativo está focada no quadro teórico e nos dados obtidos por registros escritos, fotos, vídeos e falas das gravações em aulas de Matemática. O conjunto de dados nos permitiu evidenciar que os alunos, familiarizados com atividades de modelagem, estabeleceram relações com uma situação real, com conteúdos matemáticos e com o fazer modelagem matemática, mostrando-se preparados para articular situações da realidade e Matemática estruturada no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Susane Cristina Pasa Pelaquim, Universidade Norte do Paraná

Doutoranda em Metodologias para o Ensio de Linguagens e suas Técnologias - UNOPAR. Mestre em Educação Matemática - Mestrado Profissional, UTFPR (2023), campus Londrina, Pós graduada em EJA (2021) e Orientação Supervisão e Gestão Escolar (2003). Graduada em Licenciatura Matemática - UEL (2003). Atua como professora do Ensino Fundamental, Médio e Formação de Professores na SEED - PR e professora das séries iniciais do Ensino Fundamental na PML. 

karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 2, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

Referências

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Uma abordagem didático-pedagógica da modelagem matemática. VIDYA, Santa Maria, v. 42, n. 2, p. 121-145, jul/dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4236

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; FERRUZZI, Elaine Cristina. Uma Aproximação Socioepistemológica para a Modelagem Matemática. Alexandria, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 117-134, jul. 2009.

ALMEIDA, Lourdes Werle de. SILVA, Karina Pessoa da. VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

CARREIRA, Susana; BAIOA, Ana. Margarida. Mathematical modelling with hands-on experimental tasks: On the student’s sense of credibility. ZDM - Mathematics Education, v. 50, n. 1 e 2, p. 201-215, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-017-0905-1

ELFRINGHOFF, Mareike Schulze; SCHUKAJLOW, Stanislaw. What makes a modelling problem interesting? sources of situational interest in modelling problems. Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, n. 30, v. 1, p. 8-30, 2021.

ENGLISH, Lyn. Developing early foundations through modeling with data. In: HIRSCH, C. R. (Ed.). Annual perspectives in Mathematics Educations: Mathematical Modeling Mathematics. National Council of Teachers of Mathematics, 2016. p. 187-195.

FERNANDES, Antonela; TORTOLA, Emerson. Ludicidade em Atividades de Modelagem Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. In: ROSA, M.; NETO, V. F. Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Uberlândia. Anais eletrônicos... Brasília: SBEM, 2021. p. 2075-2089.

KADUNZ, Gert. Diagrams as means for learning. In: SÁENZ-LUDLOW, A.; KADUNZ, G. (org.). Semiotics as a tool for learning mathematics. Rotterdam: Sense, p. 111-126. 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-6300-337-7_6

PEIRCE, Charles. Sanders. Semiótica e filosofia. Editora Cultrix, 1972.

PELAQUIM, Susane Cristina Pasa. MARTINS, Nágela. SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. Percepção da Matemática em diagramas produzidos por alunos dos anos iniciais em uma atividade de Modelagem Matemática. In: ENEM, 14, 2022, SBEM Nordeste, Anais… Região Nordeste: XIV EPMEM, 2022

SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson Learning, 2012.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Introdução à Semiótica: passo a passo para compreender os signos e a significação. São Paulo: Paulus, 2017.

TORTOLA, Emerson. Configurações de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 304f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

Downloads

Publicado

2024-05-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 43
  • PDF downloads: 24

Como Citar

PELAQUIM, Susane Cristina Pasa; SILVA, karina Alessandra Pessoa da. Alunos dos anos iniciais em atividades de modelagem matemática: uma análise semiótica dos diagramas. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024013, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024013.id533. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/533. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos