Saberes interculturais de professores indígenas na construção de conceitos matemáticos

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023014.id552

Palavras-chave:

Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa doutoral intitulada Saberes Interculturais na formação de Professores Indígenas que ensinam matemática – uma experiência de partilha no estágio supervisionado. Por tratar do Estágio Supervisionado na Formação de Professores, seu objetivo buscou analisar a prática pedagógica de professores indígenas que ensinam matemáticas em escolas indígenas de suas aldeias, gerando ações e reflexões sobre o papel da escola na defesa da cultura, do território e dos direitos, promovendo autonomia intelectual e profissional. Tem ainda relevância social pelo protagonismo de suas práticas socioculturais e sua formação em serviço. Considerando a Etnomatemática como base para o ensino de suas práticas transmitidas, ensinadas, aperfeiçoadas e refletidas por um sistema educacional não formal, no qual os resultados do acúmulo de conhecimento e experiências de gerações, compreende os múltiplos sentidos que possibilitam o discurso sobre a educação intercultural, específica e diferenciada para os povos indígenas que ensinam matemática na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Aline Lima, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Ciências e Matemática (REAMEC). Professora da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil. NUFI – Núcleo de Formação Indígena, Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI). Prédio da Reitoria, rua do Una, 165, Telégrafo.

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Publicado

2023-09-23
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Como Citar

LIMA, Aline. Saberes interculturais de professores indígenas na construção de conceitos matemáticos. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 45, p. e2023014, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023014.id552. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/552. Acesso em: 11 maio. 2024.