Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023002.id566

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Expertise, Geometria para professores, Desenho Linear Geométrico

Resumo

Este texto analisa e discute a expertise, as produções e as ideias pedagógicas elaboradas por Abílio César Borges (1824-1891) e reconhecidas pelo Estado. O Barão de Macahubas, título pelo qual Abílio ficou conhecido, foi um notório personagem envolvido política e pedagogicamente na instrução pública e privada de seu tempo. Sobretudo, destacam-se os novos saberes relacionados ao ensino e a formação de professores. De modo mais específico, intenta-se responder a seguinte questão: que geometria foi proposta por Abílio Borges para professores brasileiros na segunda metade do século XIX, sistematizada na obra Desenho Linear ou Elementos de Geometria Prática Popular? As conclusões revelam os processos e dinâmicas na produção de uma nova geometria expressa na obra analisada, a qual se faz nova no sentido de oferecer aos professores subsídios para o ensino de uma rubrica escolar, mas com características ligadas ao campo disciplinar.

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Biografia do Autor

Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Secretaria Municipal de Educação (SEMED)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, área de concentração: Educação Matemática (UFPA). Membro associada ao GHEMAT-Brasil. Professora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Maracanã, Pará, Brasil.

Gabriel Luís da Conceição, Núcleo de Matemática do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont

Doutor em Ciências, área de Ensino pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro associado ao GHEMAT-Brasil. Professor do Núcleo de Matemática do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont, Minas Gerais, Brasil. 

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Publicado

2023-11-08
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Como Citar

FORTALEZA, Francisca Janice dos Santos; CONCEIÇÃO, Gabriel Luís da. Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 46, p. e2023002, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023002.id566. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/566. Acesso em: 5 maio. 2024.