Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensino

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023006.id570

Palavras-chave:

Proposta curricular, Matemática a ensinar, Matemática para ensinar

Resumo

Este artigo apresenta o contexto de elaboração da Proposta Curricular de Matemática, 1ª à 8ª série, de Sergipe, de 1995, e procura analisá-la especialmente em relação ao que estamos denominando matemática do ensino. Tomamos como fonte principal o texto da proposta curricular, elaborado com a participação da professora Eva Maria Siqueira Alves. Sendo elaborada no período em que a Educação Matemática se firmava entre professores e pesquisadores da área, a proposta apresenta orientações aos docentes, com vistas à superação da proposta anterior vigente, trazendo novas perspectivas para o ensino de matemática. Assim fazendo, busca ultrapassar a forma estanque de abordagem dos assuntos selecionados como conteúdos de ensino. A análise nos permitiu reconhecer saberes associados a articulações entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, revelando uma matemática do ensino no contexto em que a proposta foi elaborada naquele estado.

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Biografia do Autor

Maria Cecilia Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Instituto de Matemática e Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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2023-11-08
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Como Citar

FISCHER, Maria Cecilia Bueno. Eva Maria Siqueira Alves e a Proposta Curricular de Matemática de Sergipe (1995): aproximações com a matemática do ensino. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 46, p. e2023006, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023006.id570. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/570. Acesso em: 12 maio. 2024.