Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301

Palavras-chave:

Resolução de Problema, Formulação de Problema, Estrutura Multiplicativa, Professor, Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo.

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2020-12-22
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Como Citar

PINTO MAGINA, Sandra Maria; SPINILLO, Alina Galvão; LABRES LAUTERT, Sintria. Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 36, p. 78–94, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83. Acesso em: 4 maio. 2024.

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Seção

Artigos Cientí­ficos