Resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem em matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024000.id738

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Um desafio constante do professor é encontrar meios efetivos para a aprendizagem dos estudantes, sendo muito comum hoje nas salas de aulas o ensino empírico sem fundamento científico. Dominar os conteúdos matemáticos não significa ser bom professor, ou seja, é uma condição necessária, mas não suficiente. Em muitas ocasiões, os métodos de ensino e aprendizagem utilizados para a resolução de problemas matemáticos têm a característica de serem aplicações dos conteúdos e não como conteúdos que resultam necessários para aplicar nas ciências e na vida cotidiana. Frente a este dilema, o processo de ensino deve focalizar desde o ponto de vista do problema, pelo que cada problema deve situar-se no centro da aprendizagem dos estudantes, fundamentado sobre bases científicas, proporcionando uma metodologia ao professor para mediar o processo docente e com as particularidades das didáticas específicas. A resolução de problemas é uma tendência interessante na educação matemática, sem desconsiderar outras metodologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Héctor José García Mendoza, Universidade Federal de Roraima

Doctor en Educación por la Universidad de Jaén (UJAEN), España. Profesor del Departamento de Matemática de la Universidad Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil. 

Oscar Tintorer Delgado, Universidade Estadual de Roraima

Doctor en Ciencias y Técnicas por la Universidad Central de La Villas (UCLV), Cuba. Profesor colaborador del Master en Enseñanza en Ciencias y Matemática de la Universidad Estadual de Roraima. 

Referências

SILVEIRA, Adriano Alves da; ANDRADE, Silvanio de; CAI, Jinfa. Abordagens de Proposição de Problemas na formação do professor

que ensina Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024001, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024001.id728

GONZÁLEZ, Fredy Enrique. Como Desenvolver Aulas de Matemática Centradas na Resolução de Problemas. Revista de

Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024002, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024002.id729

MENDOZA, Héctor José García; RODRÍGUEZ, Tomás Daniel Menéndez; DELGADO, Oscar Tintorer. Pruebas no paramétricas

a través de la Actividad de Situaciones Problemas Docente en Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura –

REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024003, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024003.id730

MORAIS, Rosilda dos Santos; NUNES, Celia Barros; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. O GTERP de frente para o espelho: esboço para

uma auto-análise. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024004, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024004.id731

NÁPOLES VALDÉS, Juan E.; QUEVEDO, Maria Nubia. Problems solving in the integral calculus and the determination of the area

under the curve. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024005, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024005.id732

SÁ, Pedro; FOSSA, John. Problemas de uma Operação e Problemas que usam uma Operação Aritmética. Revista de Matemática,

Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024006, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024006.id733

ROSAS, Yolanda. Creación de problemas matemáticos en la escuela primaria: propuesta desde el enfoque histórico-cultural.

Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024007, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024007.id734

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; SILVA, Alison Luan Ferreira da. O ensino problêmico como via para a formação do pensamento profissional

metodológico: O caso do professor de Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52,

e2024008, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024008.id735

MARCO, Fabiana Fiorezi de; MEDEIROS, Walyssom Miranda. Tecnologias digitais no processo de resolução de problemas. Revista

de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024009, 2024.

https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024009.id736

CAI, Jinfa; HWANG, Stephen; MELVILLE, Matthew. Pesquisa sobre Proposição de Problemas Matemáticos: Trinta Anos de Avanços

a partir da Publicação “On Mathematical Problem Posing” . Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA,

n. 52, e2024010, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024010.id737

Downloads

Publicado

2024-12-31
Métricas
  • Visualizações do Artigo 232
  • PDF downloads: 73

Como Citar

MENDOZA, Héctor José García; TINTORER DELGADO, Oscar. Resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem em matemática. REMATEC, Belém, v. 19, n. 52, p. e2024000, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024000.id738. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/738. Acesso em: 1 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.