Resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem em matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024000.id738Palavras-chave:
EditorialResumo
Um desafio constante do professor é encontrar meios efetivos para a aprendizagem dos estudantes, sendo muito comum hoje nas salas de aulas o ensino empírico sem fundamento científico. Dominar os conteúdos matemáticos não significa ser bom professor, ou seja, é uma condição necessária, mas não suficiente. Em muitas ocasiões, os métodos de ensino e aprendizagem utilizados para a resolução de problemas matemáticos têm a característica de serem aplicações dos conteúdos e não como conteúdos que resultam necessários para aplicar nas ciências e na vida cotidiana. Frente a este dilema, o processo de ensino deve focalizar desde o ponto de vista do problema, pelo que cada problema deve situar-se no centro da aprendizagem dos estudantes, fundamentado sobre bases científicas, proporcionando uma metodologia ao professor para mediar o processo docente e com as particularidades das didáticas específicas. A resolução de problemas é uma tendência interessante na educação matemática, sem desconsiderar outras metodologias.
Downloads
Métricas
Referências
SILVEIRA, Adriano Alves da; ANDRADE, Silvanio de; CAI, Jinfa. Abordagens de Proposição de Problemas na formação do professor
que ensina Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024001, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024001.id728
GONZÁLEZ, Fredy Enrique. Como Desenvolver Aulas de Matemática Centradas na Resolução de Problemas. Revista de
Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024002, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024002.id729
MENDOZA, Héctor José García; RODRÍGUEZ, Tomás Daniel Menéndez; DELGADO, Oscar Tintorer. Pruebas no paramétricas
a través de la Actividad de Situaciones Problemas Docente en Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura –
REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024003, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024003.id730
MORAIS, Rosilda dos Santos; NUNES, Celia Barros; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. O GTERP de frente para o espelho: esboço para
uma auto-análise. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024004, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024004.id731
NÁPOLES VALDÉS, Juan E.; QUEVEDO, Maria Nubia. Problems solving in the integral calculus and the determination of the area
under the curve. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024005, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024005.id732
SÁ, Pedro; FOSSA, John. Problemas de uma Operação e Problemas que usam uma Operação Aritmética. Revista de Matemática,
Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024006, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024006.id733
ROSAS, Yolanda. Creación de problemas matemáticos en la escuela primaria: propuesta desde el enfoque histórico-cultural.
Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024007, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024007.id734
NÚÑEZ, Isauro Beltrán; SILVA, Alison Luan Ferreira da. O ensino problêmico como via para a formação do pensamento profissional
metodológico: O caso do professor de Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52,
e2024008, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024008.id735
MARCO, Fabiana Fiorezi de; MEDEIROS, Walyssom Miranda. Tecnologias digitais no processo de resolução de problemas. Revista
de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 52, e2024009, 2024.
https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024009.id736
CAI, Jinfa; HWANG, Stephen; MELVILLE, Matthew. Pesquisa sobre Proposição de Problemas Matemáticos: Trinta Anos de Avanços
a partir da Publicação “On Mathematical Problem Posing” . Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA,
n. 52, e2024010, 2024. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024010.id737
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 232
- PDF downloads: 73