ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA METODOLÓGICA

Autores/as

  • José Messildo Viana Nunes Universidade Federal do Pará
  • Saddo Ag Almouloud Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Argumentação, Matemática, Geometria, Método

Resumen

Este artigo trata da prática da argumentação como método de ensino, focando os conceitos de área e perímetro de figuras planas. Temos como objetivo evidenciar   a   prática   da   argumentação   como   método   que   favoreça   a compreensão de conceitos em matemática, tomando como referência o caso da área e perímetro de figuras planas. Para alcançar nosso objetivo propomos uma sequência de atividades modelada e analisada com base nas fases que compõem o processo argumentativo segundo Toulmin. A metodologia do estudo apoiou- se em pressupostos da Etnografia, a intervenção foi efetivada com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental (alunos de 10 a 11 anos), utilizando duas instituições argumentativas: a sala de aula e o laboratório de informática, no qual usamos o software Geogebra. As análises das atividades evidenciaram que a prática da argumentação favoreceu a compreensão dos conceitos de área e perímetro de figuras planas, habilitando essa prática como método de ensino.

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Publicado

2013-08-10
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Cómo citar

VIANA NUNES , José Messildo; ALMOULOUD, Saddo Ag. ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA METODOLÓGICA. REMATEC, Belém, vol. 8, n.º 13, p. 145–169, 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/353. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos

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