As Relações entre as Tecnologias Digitais e a Matemática Mediadas pelo Ensino Híbrido

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p01-14.id500

Palavras-chave:

recursos tecnológicos, inovação, educação matemática

Resumo

Esta pesquisa demonstra uma coleta de análise de relatos de experiências de práticas pedagógicas envolvendo o uso de recursos tecnológicos e softwares no ensino de matemática. Foram analisados os trabalhos de dois eventos significativos na área de educação matemática, ENEM (2016) e SIPEM (2018). Após uma breve fundamentação teórica sobre inovação na educação e o uso dos recursos tecnológicos, os recursos metodológicos indicaram o mapeamento de 48 trabalhos dos dois eventos, optando pela análise criteriosa de 08 relatos. Observamos as experiências relatadas pelos professores e o uso bem sucedido desses recursos que utilizaram a tecnologia e a inovação como método de trabalho.

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Biografia do Autor

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL). Professora do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Vieira de Carvalho, 141 ap 35 – República – São Paulo/SP – CEP 01210010.

Carlos Adriano Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL). Professor do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Vieira de Carvalho, 141 ap 35 – República – São Paulo/SP – CEP 01210010.

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em Ciência da Computação (UNICAMP) Professor do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Vieira de Carvalho, 141 ap 35 – República – São Paulo/SP – CEP 01210010.

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Publicado

2022-03-24
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Como Citar

MARTINS, Priscila Bernardo; MARTINS, Carlos Adriano; SCHIMIGUEL, Juliano. As Relações entre as Tecnologias Digitais e a Matemática Mediadas pelo Ensino Híbrido. REMATEC, Belém, v. 17, p. 01–14, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p01-14.id500. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/10. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos