Critérios de divisibilidade à luz do ensino por atividades

Autores

  • Sandro Benício Goulart Castro Universidade do Estado do Pará
  • São João de Pirabas SEMED
  • Ana Kelly Martins da Silva Universidade do Estado do Pará

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p209-227.id294

Palavras-chave:

Ensino de Matemática por Atividades, Divisibilidade, Critérios de divisibilidade

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo baseado no ensino de matemática por atividades desenvolvido com estudantes do 6º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública do município de São João de Pirabas, cidade localizada no nordeste paraense, que objetivou analisar a validade de conclusões produzidas por estudantes sobre critérios de divisibilidade a partir de atividades de redescoberta. O experimento obedeceu às seguintes etapas: diagnóstico, aplicação das atividades e análise dos resultados. A análise dos resultados se deu através da comparação dos registros das observações e conclusões feitas pelos discentes ao final de cada atividade com o enunciado de alguns livros didáticos sobre tais critérios de divisibilidade. Entre os principais resultados obtidos podemos destacar o bom desempenho dos estudantes no que diz respeito às observações e conclusões que foram apresentadas no final de cada atividade, além de mostrarem-se capazes de resolver questões relativas ao assunto, que lhes foram propostas ao término da experiência. Por isso pudemos concluir que as atividades causaram impactos positivos na aprendizagem dos estudantes, ajudando-os na descoberta de regras referentes às divisibilidades por dois, dez, cinco, quatro e oito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, Kamilly Suzany Felix. O ensino de frações por atividades. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

ANDRINI, Álvaro; VASCONCELOS, Maria José. Praticando Matemática- 3ª ED. Renovada, São Paulo: editora do Brasil, 2012.

BATISTA, Jakelline de Aquino. O ensino de proporcionalidade por atividades. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

BONJORNO, José Roberto...[ et al ]. Fazendo a diferença. São Paulo: FTD, 2009.

CASTRO, Sandro Benicio Goulart, SILVA, Ana Kelly Martins da e SÁ, Pedro Franco de. O ensino de divisibilidade de números naturais por atividades. Belém: PMPEM-UEPA, 2019.

CENTURIÓN, Marília Ramos; JAKUBOVIC, José. Matemática na medida certa, São Paulo: Scipione, 2010.

GOMES, Rosana Pereira. O Ensino das Relações Trigonométricas no triângulo por Atividades. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará. Belém, 2013.

GRAÇA, Vagner Viana da. O ensino de problemas do 1º grau por atividades. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2011.

JUCÁ, Rosineide de Souza. Uma sequência didática para o ensino das operações com os números decimais. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2008.

LOPES, Adriele Mendello. O ensino de radicais por atividades. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará. Belém, 2015.

MENDES, Iran Abreu; SÁ, Pedro Franco de. Matemática por Atividades: Sugestões para a sala de aula. Natal: Flecha do tempo, 2006.

MOREIRA, Ivanete Maria Barroso. O ensino de operações envolvendo frações com a calculadora. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2010.

MORI, Iracema. Matemática: Ideias e desafios, 18ª ed- São Paulo: Saraiva. 2015.

PAULA, Andrey Patrick Monteiro de. O ensino de áreas de figuras planas por atividades. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2011.

PIRES, Elise Cristina Pinheiro da Silva. O ensino de geometria analítica por atividades. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2017.

ROSAS, Leonardo da Silva. Ensino de Análise combinatória por Atividades. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

SÁ, P.F. e SALGADO, R. C. da S.. A construção das regras operatórias dos números inteiros com a calculadora. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 2, número 3, 1-16, 2011.

SÁ, Pedro Franco de. Possibilidades do ensino de matemática por atividades. Belém: IFPA, 2019.

SANTOS, Neusa de Oliveira. O ensino de potenciação por atividades. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará. Belém, 2017.

SILVA, Diego Cunha da. O ensino de função afim por atividades: experiência em uma escola pública do estado do Pará. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

SILVA, Silvio Tadeu Teles da. O Ensino das Funções Exponencial e Logarítmica por Atividades. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará. Belém, 2014.

SOARES, Marcel Brito. O ensino de probabilidade por atividades. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática), Universidade do Estado do Pará. Belém, 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 180
  • PDF downloads: 145

Como Citar

GOULART CASTRO, Sandro Benício; PIRABAS, São João de; MARTINS DA SILVA, Ana Kelly. Critérios de divisibilidade à luz do ensino por atividades. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 35, p. 209–227, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p209-227.id294. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/103. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos