A expertise de João Lüderitz: A organização do ensino de aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1920-1926)

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p48-69.id262

Palavras-chave:

História da educação matemática, expert, saberes para ensinar, ensino profissional

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os efeitos da solicitação da expertise de João Lüderitz no âmbito do ensino profissional na sistematização do ensino de aritmética das Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs). Para tanto, utilizam-se como referencial teórico os conceitos de expertise, saberes a ensinar e saberes para ensinar desenvolvidos por Hofstterter, Schneuwly e Freymond (2017). O conceito de expertise, além de quadro teórico, contribui para o percurso metodológico, que é descrever e analisar os conhecimentos, atitudes e experiência de João Lüdertiz, a legitimação de sua expertise, a reorganização dos saberes a ensinar e a constituição de “novos” saberes para ensinar, voltados para o ensino profissional, em particular para o ensino de aritmética. Utilizaram-se como fontes primárias os Decretos que regulamentaram as EAAs, os relatórios do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, emitidos entre 1909 a 1926, além de fontes secundárias. Como resultado, constatou-se que João Lüderitz detinha uma expertise no âmbito do ensino profissional que o levou ser solicitado pelo governo federal a conduzir uma reforma no ensino profissional das EAAs e contribuiu para o desenvolvimento de saberes para ensinar com vistas ao ensino de aritmética, podendo ser assim considerado como um expert sobre o ensino profissional.

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Referências

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Publicado

2020-08-31
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Como Citar

BARBARESCO, Cleber Schaefer; COSTA, David Antonio da. A expertise de João Lüderitz: A organização do ensino de aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1920-1926). REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 34, p. 48–69, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p48-69.id262. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/107. Acesso em: 28 abr. 2024.

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